Um peixe pirarucu foi capturado por pescadores da localidade de Palacete, distrito de São João da Barra na última quarta-feira, 26. Considerado o maior peixe da Amazônia, o pirarucu pesava em torno de 120kg com cerca de 2 metros e foi necessário três pessoas para transportar o peixe para a superfície.
A desconfiança dos moradores é que esse onívoro foi trazido por algum criador que acabou escapando do cativeiro. Conhecido por ser um dos maiores peixes de água doce do mundo, o pirarucu – Arapaima gigas -, popularmente conhecido como “bacalhau do Norte”, pode ultrapassar os 3 metros de comprimento e pesar até 220 quilos.
O pescador conhecido como Beto de Palacete teria colocado a rede no rio na noite de terça e encontrou o peixe que arrebentou a rede. Mas, Beto levou uma nova rede e colocou no mesmo lugar. Logo, conseguiu capturá-lo.
Com comprimento maior que uma pessoa adulta, a espécie típica da Bacia Amazônica é capturada com frequência no trecho do rio Grande, entre a Usina Hidrelétrica de Marimbondo e a Usina Hidrelétrica de Água Vermelha, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais.