Assuntos diversificados foram debatidos pelos vereadores de São João da Barra na sessão desta terça-feira (8), como um requerimento à Secretaria de Meio Ambiente, solicitando a limpeza em toda a extensão dos canais da Cehab e Vila Esperança, em Atafona. A matéria foi proposta pela presidenta da Casa, Sônia Pereira, atendendo reivindicação dos pescadores. Destaque também para uma indicação de Elisio Rodrigues, sugerindo ao Executivo, a criação do Fundo Soberano no município, de forma a constituir uma reserva financeira para o futuro, garantindo o desenvolvimento sustentável da cidade e de seus projetos em um ciclo econômico pós royalties do petróleo.

São João da Barra é uma cidade com grande potencial turístico. Pensando nisso, o vereador Alan de Grussaí requereu ao município, a implantação de um Centro de Informações ao Turista, fornecendo indicações sobre localização dos pontos turísticos, pousadas e restaurantes, por exemplo.

Outro destaque da pauta foi a indicação de Junior Monteiro, sugerindo ao Executivo que analise a possibilidade de incluir famílias responsáveis por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Programa Cartão Cidadão.

Demais indicações aprovadas: implantação de uma unidade básica de saúde em Chapéu do Sol (Caio César); construção de um abrigo de passageiros na BR-356 na chegada de Cajueiro sentido SJB – Campos (Eziel Pedro), retirada do coreto na Praça de Barra do Jacaré e desapropriação de um terreno para a construção de um campo de futebol Society em Barra do Jacaré (Analiel Vianna); construção de uma praça poliesportiva em Palacete (Rodrigo Machado) e construção de uma praça na localidade de Pica Pau, no bairro Telê Santana e reforço na iluminação da Avenida Liberdade, ambos em Grussaí (Léo de Lolô).

O plenário aprovou, ainda, um requerimento da vereadora Joice Pedra à Secretaria de Saúde, sugerindo a descentralização de Núcleos de Saúde, com instalações próprias para atendimento no 5º Distrito, tais como: Centro de Referência e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético; Centro Terapêutico Pedro Machado, entre outros.

Fonte: Ascom