Com o plenário lotado e em clima de muita emoção, a Câmara de São João da Barra homenageou, na noite desta sexta-feira (28), o vereador Chico da Quixaba, um dos nomes mais conhecidos na política regional, tendo sido vice-prefeito de 2001 e 2004. Além disso, é produtor de abacaxi há 30 anos. A noite foi marcada, ainda, pela entrega de 45 Títulos de Cidadania Sanjoanense.

Bastante comovido, Chico contou como se sentiu com a honraria. “Agradeço a todos por essa homenagem e agradeço a todos os sanjoanenses, porque são os sanjoanenses que me deram a oportunidade de chegar à vida pública, e daí a gente poder fazer alguma coisa e depois ter o reconhecimento das pessoas. Porque nós estamos aqui como vereador, mas é uma passagem e temos que trabalhar sempre na humildade”, disse.

Foto: Ascom

E é justamente a humildade, a marca registrada do parlamentar. “É uma alegria para nós, estar homenageando esse grande homem, grande político, grande chefe de família, um homem muito trabalhador. Eu me sinto um cara realizado politicamente por ter você aqui conosco! Quantas coisas aprendemos com você, Chico”, destacou o presidente da Casa, Alan de Grussaí.

Filho de agricultores, Chico nasceu na localidade de Quixaba e, aos sete anos, já ajudava seu pai na pesca. Depois, trabalhou como cortador de cana na Usina de Baixa Grande. Aos 17 anos, vendia caju, banana e melão em Rio das Ostras. Atualmente, se dedica ao cultivo de abacaxi. Em 1996, ingressou na política e foi eleito vereador. Foi vice-prefeito de Betinho Dauaire de 2001 a 2004. Nas eleições de 2004, saiu vitorioso e retornou ao Legislativo. Após alguns anos fora da política, disputou o pleito de 2020 e elegeu-se vereador, com 1538 votos.

A prefeita Carla Caputi, que está no oitavo mês de gestação, foi representada pela chefe de seu gabinete, Nayara Pereira Rosa da Silva Moreira e pelo secretário de Comunicação, Rodrigo Florêncio. Eles foram convidados para compor ao mesa, assim como o empresário Ari Pessanha, grande amigo de Chico da Quixaba e bastante conhecido por desenvolver várias benfeitorias e ações sociais no município.

Títulos – Os títulos de cidadania são conferidos pelos vereadores a pessoas de outras cidades. É um reconhecimento pelo trabalho e vida de cidadãos que não nasceram em São João da Barra, mas têm uma ligação forte com o município e ajudam no seu crescimento de alguma forma.

Agraciados com os Títulos de Cidadania Sanjoanense

Alan de Grussaí

Célio Sales Aureliano
Aristeu De Oliveira Neto
Luiz Antônio De Andrade Tardy
Dr. Juiz De Direito Enrique De Novais Siqueira Filho
Capitão Fábio Henrique Da Silva
Leonardo Monteiro De Sampaio

Analiel Vianna

Kissila Thyssiana Dias Rodrigues Chagas
Daniel Moraes Terra
Helvécio Souza Dos Santos
José Carlos Mendes Pacheco
Fernanda Hercules Marinho Jatobá

Carlos Machado da Silva (Kaká)
Clariana Conceição Senna
Cássio Da Cruz Machado
Marcos Antônio Freitas Leite
Adilson Rodrigues De Souza
Elenilson Medeiros Batista

Elisio Rodrigues

José Roberto Arcanjo
Felipe Hilel Rangel Barbosa
Rodrigo Martins Pinto
Edimilson Alves Da Silva
Laildo Ribeiro Machado

Fabio Pedra

Ricardo Vieira Leitão
Silvana De Oliveira Silva Carvalho
Márcia Angella Areas
Maycon Da Silva França Gama
Rosângela Passos Peixoto De Castro

Chico da Quixaba

Cristiano Monteiro De Sampaio
Eduardo Borges Da Silva
Maria Rutheford Rodrigues Da Silva
Paulo José Rangel

Junior Monteiro

Vagner Xavier Alves
Robson Vinicius Dos Santos
Dr. Rafael Felix De Siqueira Carvalho
Evilásio Amorim De Moraes
Padre Gilson Da Silva Motta

Julinho Peixoto

Sérgio Vitor Lobato De Souza
Wayner Silvério Lage Rios
Lorena Gonçalves Da Silva
Paulo Roberto Barreto Rangel
Aline De Oliveira Araujo Pessanha

Sonia Pereira

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Marcos Barreto Santos Junior
Pastor Julio Cezar Nascimento Nunes
Rodolfo De Paula Machado
Rosinéia De Miranda Reis