Os vereadores de São João da Barra participaram de uma reunião, na tarde desta quinta-feira (1º), com diretores da Enel a fim de buscar um entendimento sobre o problema de energia elétrica no loteamento clandestino da região I e II na praia do Açu. A solicitação foi feita pelos próprios parlamentares, por meio de ofício (nº 165/2021) enviado à concessionária. Há cerca de 20 dias, um animal morreu eletrocutado quando pastava no local e isso vem preocupando os moradores, que reivindicaram ajuda à Câmara.

O vereador Franquis Arêas, que mora no Açu, expôs o problema na sessão ordinária do dia 15 do mês passado. Na ocasião, ele destacou a urgência de regularizar a rede de energia elétrica para não acontecer uma tragédia ainda maior. “Tenho certeza de que várias pessoas lá têm fossas em suas residências, têm água encanada da Cedae; então isso já gera um comprovante de residência em nome das pessoas, em algumas casas. Acho que poderíamos tentar fazer um cadastro dessas pessoas para ver a documentação que precisa, para não ter problema em ligar essa luz”, disse, sugerindo uma reunião no próprio local, para que todos conheçam a realidade de perto.

Da reunião de hoje, que aconteceu de forma virtual, também participaram: representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Serviços Públicos e Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Após fazerem um levantamento das etapas pendentes para a regularização, todos se propuseram a se unir para tentar resolver a situação o mais rápido possível.