O programa Auxílio Natalidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra, contabiliza nesse ano de 2024 a distribuição de 36 kits a gestantes por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Os seis últimos foram entregues na segunda-feira, 4, na unidade de Barcelos. Em 2023 foram no total 305 kits.

O objetivo é fornecer suporte e assistência às futuras mães, garantindo um começo saudável e seguro para seus bebês. Para ser beneficiada, a usuária precisa ser referenciada no Cras e ter cadastro no CadÚnico.

O kit contém bolsa maternidade, manta dupla, kit mamadeira, macacão, toalha de boca, três conjuntos pagãos, dois pares de sapatos, mosquiteiro, cobertor, trocador portátil e banheira. Moradora de Barcelos, Natália Maciel foi uma das gestantes beneficiadas na última segunda-feira.

“Com esse kit, me sinto mais preparada e confiante para receber meu bebê e proporcionar a ele um ambiente acolhedor e seguro desde o primeiro dia. Agradeço a toda equipe do Cras pelo apoio e assistência num momento tão importante da minha vida. A palavra que fica é gratidão por tudo”, declarou Maria.

– Estamos seguindo as orientações da prefeita Carla Caputi, visando proporcionar qualidade de vida e dignidade às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social em nosso município e não têm condições financeiras de comprar esse kit. Além disso, prestamos acompanhamento contínuo às gestantes com repasse de informações essenciais sobre o período gestacional – explicou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Barbosa.

Fonte: Secom