Assista aos vídeos (AQUI)

“A palavra humildade tem um poder muito forte na minha vida e é com muita humildade que recebo essa medalha hoje, porque ela tem um significado muito grande para mim e para minha família”. As palavras são do ex-vereador Jonas Gomes de Oliveira, que recebeu da Câmara Municipal de São João da Barra, na noite desta quinta-feira (15), a Medalha ao Mérito Barão de Barcelos. A cerimônia de entrega da maior comenda do Legislativo contou com a presença apenas da família do homenageado, em razão da pandemia. Representando o Executivo, a vice-prefeita Carla Caputi compôs a mesa ao lado dos nove vereadores e dos membros da comissão de criação da medalha, Raphaella Vianna e Klaus Lisbôa.

Bastante emocionado, porém firme nas palavras, Jonas fez um discurso agradecendo inicialmente a Deus, aos colegas vereadores, a sua família e amigos. Lembrou o quanto amadureceu com as dificuldades que enfrentou na vida; os ensinamentos que recebeu dos pais e a importância que a família tem para ele. Também destacou que sempre fez questão de ser humilde e o quanto se sente orgulhoso em ver o crescimento de São João da Barra a partir de 2004. “Fazendo aqui uma análise eu vejo como é importante fazer as coisas certas. Colocar Deus na frente e lutar com humildade. Não olhar só para si, mas se colocar no lugar do outro no momento da dificuldade”, disse Jonas. Ao lembrar da vida pública, também agradeceu à prefeita Carla Machado. “Quando eu levava um problema, ela sempre me ouvia”.

Foto: Parahybano

Todos os vereadores elogiaram o homenageado. “Ser vereador não é fácil. Difícil mesmo é o ser humano se desprender de um mandato, de ser autoridade, de representar a população e tocar sua vida independente de qual ramo seja”, ressaltou o presidente da Câmara, Elisio Rodrigues, referindo-se a Jonas. “Quando apresentei o nome de Jonas aos demais parlamentares e à comissão de criação da medalha, todos logo concordaram e é uma alegria estar aqui fazendo essa homenagem a Jonas por todo o trabalho prestado a São João da Barra, principalmente ao 6º Distrito. Sua história é um exemplo para todos nós e que possamos entender que nosso cargo é passageiro. O que fica é o legado que deixamos para a nossa família e as pessoas que nos admiram”, acrescentou Elisio.

Finalizando a cerimônia, a vice-prefeita parabenizou o sanjoanense e ressaltou que a escolha de seu nome foi muito oportuna. “Jonas, você é um cara que nos motiva a ser do bem; sempre com suas brincadeiras e com seu caráter, que é o que ainda destaco mais em você: essa pessoa humilde, do trabalho, família; essa pessoa que é grata, que é fiel e parceira. Fico muito feliz por poder estar trazendo o abraço da nossa prefeita e amiga que tanto gosta de você e também trazendo o meu abraço porque a gente cresceu ouvindo papai comentando e convivendo com você”, disse Carla Caputi.

Foto: Parahybano

Comenda – A Medalha Barão de Barcelos foi instituída por meio de resolução, em 1999, pela presidente da Câmara na época, Carla Machado, para homenagear sanjoanenses que tenham relevantes serviços prestados ao município. A escolha do agraciado é feita sempre por uma comissão formada por três pessoas, incluindo o presidente da Casa. Fizeram também parte da comissão este ano, os servidores Victor Azevedo e Raphaella Vianna. No início da solenidade, o secretário executivo da comissão, Klaus Lisbôa, leu a ata da reunião.