Os cursos gratuitos on-line de “Turismo, inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência e/ou com mobilidade reduzida” (45 horas), “O profissional de turismo e a pessoa com deficiência e/ou com mobilidade reduzida” (45 horas) e “Orientação e mobilidade de pessoas cegas em ambientes urbanos” (30 horas) estão com inscrições abertas até o 31 de janeiro e o de “Audiodescrição e turismo acessível” (30 horas) até 28 de fevereiro. Os interessados devem acessar o link: https://qualifica.turismo.gov.br/ .

A Secretaria Municipal de Turismo e Lazer de São João da Barra aderiu à iniciativa do Ministério do Turismo e está incentivando os sanjoanenses a conhecerem a plataforma Qualifica Turismo, lançada visando a qualificação, inclusão e acessibilidade. “A intenção é mostrar à população a disponibilidade de vagas desses cursos e incentivar a participação para que esteja preparada a atender e a se comunicar de maneira inclusiva e acolhedora não só os munícipes, como também com os turistas com deficiência e mobilidade reduzida”, ressaltou o secretário municipal de Turismo e Lazer, Edivaldo Machado.

Os cursos serão realizados a distância com metodologia autoinstrucional, sem a mediação direta de tutores, e o estudante terá autonomia para planejar sua rotina de estudos e gerir seu percurso instrucional. O objetivo é auxiliar na compreensão de aspectos importantes do universo da acessibilidade e também capacitar o profissional do setor no atendimento ao turista, abordando temáticas como mediação e comunicação acessível, boas práticas de relacionamento e tecnologia assistiva.

No dia 28 de dezembro, representantes da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer estiveram na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São João da Barra para apresentar a plataforma educacional Qualifica Turismo. “Temos observado a necessidade de adequação e atualização em ações de acessibilidade que estão cada vez mais explícitas nos editais que participamos e esses cursos serão fundamentais para que os nossos profissionais, pais e responsáveis dos nossos assistidos, adquiram novos conhecimentos para incluir às nossas práticas dentro da unidade“, declarou a coordenadora pedagógica da Apae, Margareth da Silva Gama de Medeiros.

Fonte: Secom