Ações acontecem na próxima quinta-feira, na Policlínica, e prosseguem durante o mês nas unidades de saúde

hiv

Foto: Divulgação

Celebrado no dia primeiro dezembro, o Dia Mundial de Luta contra a Aids será lembrado em São João da Barra na próxima quinta-feira, 04. A secretaria municipal de Saúde, por meio do programa de Atenção Básica à Saúde e da coordenação do programa DST/HIV/Aids, irá promover, das 8h às 17h, na policlínica, palestras, testes rápidos para o diagnóstico do vírus HIV e distribuição de preservativos e de material explicativo.

A campanha, de acordo com a secretária de Saúde, Denise Esteves, prosseguirá no decorrer do mês de dezembro com ações em todas as unidades de saúde do município. A iniciativa, segundo ela, tem entre os objetivos dar maior visibilidade às questões do viver com HIV e conscientizar sobre a importância da prevenção, do teste e do tratamento.

– Considerando que o incentivo ao teste e ao tratamento é uma nova abordagem de política pública que vem permeado todas as recentes ações de comunicação e que estará amplamente presente durante o ano de 2015, a campanha tem esses objetivos, que é o incentivo ao teste e ao tratamento precoce – destacou a secretária.

A data funciona, também, como uma forma de diminuir a discriminação e de quebrar muitas concepções erradas sobre Aids, como afirma o coordenador de Atenção Básica à Saúde, Claudiomar Alves. “É importante que cada um reveja sua postura em relação aos soropositivos e utilize esse momento para se informar a respeito da doença e de como ela pode ser evitada. O preconceito e a falta de informação são os principais problemas enfrentados na luta contra a Aids”.

Fonte: Secom – SJB