seca-rio-paraiba-do-sulAcontece na parte da manhã desta sexta-feira (05/09) no Instituto Estadual do Ambiente (INEA), no Rio, uma reunião onde serão discutidos vários assuntos, entre eles a captação de água no Rio Paraíba do sul para abastecimento da população sanjoanense.

Segundo o superintendente da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), Ranieri Nogueira, um plano emergencial foi montado para melhorar o serviço. Ele consiste na desobstrução de uma ilha que se formou no período de seca e no desassoreamento da foz do rio, em Atafona.

“Essa medida vai aumentar a pressão da vazão na foz e com isso evitar o que chamamos de intrusão salina, que nada mais é que a quantidade de água que chega à foz é menor e a água do mar que vai entrando é cada vez maior”, explicou.

Outra medida, de longo prazo, que está sendo estudada é a mudança do local onde é feita a captação de água, o que permitirá obter um volume maior. “Neste final de semana estaremos percorrendo o leito do rio, já que a previsão é de maré alta, para medir a salinização da água para finalizar o estudo”, completou Ranieri acrescentando que participam da reunião representantes das regiões Norte e Noroeste Fluminense.

Fonte: Ururau