574752_358510774258020_605003156_n

Foto: Divulgação

Natal chegando e muitos que estão em tratamento encontram-se necessitados de uma prova de amor humano através de doações para que cirurgias possam ser feitas. Desta vez, o sanjoanense João Carlos Maia Paes, 72 anos, está precisando de doadores sangue, pois suas plaquetas estão muito baixas.

De acordo com informações de sua filha, Juliana Porto, quem puder doar é só ir até ao Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM) em nome do paciente João Carlos Maia Paes. A cirurgia está marcada para a próxima segunda-feira, 22.

Na página pessoal do facebook, João explica qual tipo de cirurgia da qual terá que passar.

– Quero esclarecer o tipo de cirurgia. Farei uma cirurgia na boca quando extrai oito dentes pelo Buco- Maxilo-Facial, Dr.Carlos Victor, é uma cirurgia de risco, pois sofro de uma doença que me fez perder a metade do fígado e não posso perder uma gota de sangue, pois tenho as plaquetas muito baixas, sou diabético e hipertenso, assim o risco é muito grande. Estive internado ontem, 17, fiz transfusão de sete saquinhos de plaquetas, mas o sangue não foi suficiente e o Doutor resolveu suspender e marcar para a próxima segunda feira, 22. Por isso meus amigos, estamos fazendo essa corrente, desde já fico muito grato a todos e a disposição, se deus me ajudar tenho muita fé nele, OBRIGADO -, disse.

O Hemocentro recebe doações diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 07 às 18h. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 18 e 65 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.

Doadores com 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemocentro Regional de Campos acompanhados pelo seu representante legal, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada.

Para quem poder doar plaquetas, a assessoria do hospital informa que à doação de plaquetas por aférese, um procedimento que já vem sendo realizado pelo Hemocentro Regional de Campos (que funciona no Hospital Ferreira Machado), desde 2007.

Para doar plaquetas por aférese, a pessoa deve antes ter avaliadas suas condições físicas, atendendo aos requisitos necessários para este tipo de doação. Isso é feito no próprio hemocentro. Basta vir ao Banco de Sangue do HFM em qualquer dia da semana, das 7 às 14h, e manifestar a intenção deste tipo de doação.

Condições para ser doador de plaquetas por aférese:
– Somente homens podem doar plaquetas por aférese.
– O interessado já deve ser doador de sangue (com duas doações de sangue por ano, no mínimo).
– Deve pesar, no mínimo, 70 kg.
– Ter entre 18 e 60 anos.
– Passar por avaliação de suas condições de doador por aférese.