O morador de São João da Barra, Everaldo Graça, de 88 anos, está aguardando com urgência doadores de sangue B Positivo para que ele possa realizar a cirurgia por conta de uma fratura no fêmur.

Everaldo está internado na Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra e familiares estão encontrando dificuldades em localizar um doador que seja compatível com o seu tipo sanguíneo, B Positivo.

Foto: Divulgação

Segundo familiares, a cirurgia de Everaldo seria feita hoje, mas devido o estoque de sangue do Hospital Ferreira Machado estar zerado, no momento a cirurgia precisou ser adiada.

A doação deverá ser feita no Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes. Para fazer a doação é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, estar em boas condições de saúde, alimentado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e apresentar documento oficial com foto. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Já quem contraiu a forma leve da Covid-19 só poderá doar após 30 dias. As pessoas que foram imunizadas com a vacina Coronavac só poderão doar após 48h, e com as vacinas AstraZeneca Janssen e Pfizer, após sete dias.