Ação foi desenvolvida com alunos da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, do Açu

DSCN4532A ideia da sustentabilidade está inserida no ambiente escolar desde os anos iniciais de ensino. Na Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, no Açu, em São João da Barra, os alunos tiveram nesta sexta-feira, 6, a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o reaproveitamento de material descartado, através de um programa desenvolvido pela empresa Acciona.

Segundo o coordenador de sustentabilidade da empresa multinacional, a Acciona desenvolveu nesta sexta o Dia do Voluntariado, em diversos países. Entre as atividades, está a formação dos alunos como detetives da sustentabilidade, observando no caminho da escola materiais que possam ser reaproveitados. “Todo o ano a gente passa essa ideia da sustentabilidade, em especial na Semana do Meio Ambiente, para milhares de crianças no mundo todo”, enfatizou Felipe.

As crianças do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental receberam um crachá de “Detetive da Sustentabilidade” e um certificado pela participação no projeto “Educar para o desenvolvimento sustentável”. Além disso, os alunos ficaram com materiais já usados, como copos descartáveis e garrafas pets. Agora, eles terão cerca de um mês para reaproveitar esse material. As ideias mais criativas serão premiadas.

A ação em parceria com a Acciona não foi a única desenvolvida na escola para a Semana do Meio Ambiente. Os alunos trabalharam as Lagoas da região, dando ênfase a Lagoa do Salgado, por se adequar à realidade dos alunos e ser de grande importância ecológica.  “Os alunos do 9º fizeram um vídeo sobre a Lagoa do Salgado, a fauna, flora e as ações do homem, como construções, no entorno”, comentou a pedagoga Lucenir Rangel. A apresentação do vídeo na manhã desta sexta-feira, 6, fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação, em Atafona.

O diretor da Escola Chrisanto, Alcy Viana, salientou que essa não foi a primeira ação dos voluntários da empresa espanhola que opera no Porto do Açu. Eles já auxiliaram na biblioteca e outros projetos. Nesta semana do Meio Ambiente a ação dos voluntários veio somar com as atividades desenvolvidas na escola. “Eles são sempre parceiros. Desta vez, além das dinâmicas pedagógicas, trouxeram certificados para professores e alunos. Isso estimula a participação deles”, destacou o diretor.

 

Fonte: Secom – SJB