Diversas matérias foram aprovadas pela Câmara de São João da Barra na sessão desta terça-feira (28). Uma delas, sugere à Secretaria Municipal de Agricultura, a implantação de hortas nas escolas municipais. Segundo o autor do requerimento, vereador Chico da Quixaba, o objetivo é ensinar aos alunos, a importância da agricultura e como é desenvolvida a atividade no campo. Ele também observou que os alimentos cultivados poderiam ser usados na própria merenda escolar.

Outro assunto que voltou à discussão foi o serviço de telefonia móvel. Joice Pedra fez requerimento à Anatel e às empresas de telefonia móvel, Vivo, Claro, Oi, Tim, cobrando providências para melhoria dos serviços prestados, tendo em vista as constantes interrupções que vêm ocorrendo em todo o município. Outro que abordou o tema foi o edil Junior Monteiro. Ele requereu à agência, a instalação de torre de transmissão e recepção para telefonia móvel em Mato Escuro e Cajueiro.

Foto: Ascom

Por meio de indicação ao Executivo, o presidente da Casa, Elisio Rodrigues, sugeriu a realização de estudos de viabilidade técnica para instituir o “Programa Municipal de Acessibilidade, Inclusão e Fomento do Turismo para as pessoas portadoras de deficiências”. Ele pleiteou, ainda, a implantação de um Programa Municipal de Habitação, a fim de amparar melhor as famílias que se encontram em vulnerabilidade social.

O plenário também aprovou requerimento de Joice, pleiteando a implantação do Programa de Sinalização e Identificação de Vias Públicas (zonas urbana e rural), com placas indicando os nome das ruas, bairros e distritos, com indicação de quilometragem e placas de limite de velocidade.

Foto: Ascom – Câmara

Chico da Quixaba requereu à Secretaria de Saúde, a substituição do aparelho de odontologia do Posto de Saúde da Família (PSF) de Campo de Areia. À Secretaria de Meio Ambiente, Junior pediu a colocação de fiscais para inspecionar terrenos abandonados (com construção ou não), para que seus proprietários façam a limpeza. Ao Governo do Estado, Analiel Vianna requereu a reforma da RJ 240.

Dois requerimentos voltados para a Rua Amaro Ribeiro Teixeira, em Degredo, foram feitos pelo vereador Carlos Machado da Silva (Kaká). No primeiro, à Secretaria de Obras, pediu serviços de urbanização, saneamento básico, calçamento e extensão da rede de iluminação. E, no segundo, destinado à Enel, solicitou a colocação de postes para que seja realizada a instalação da extensão da rede de baixa tensão de energia elétrica, possibilitando a instalação de iluminação pública.

Obras e reformas solicitadas ao Executivo – Analiel propôs a construção de uma passarela de acessibilidade ao mar em frente ao Balneário de Atafona e também na Praia das Pedras, no Açu. Já o edil Alan de Grussaí pediu a reforma do estádio de futebol na sede.  Por fim, a Casa aprovou duas indicações da vereadora Sônia Pereira (Soninha): construção de banheiros em local apropriado na Praça São Pedro e serviços de drenagem e calçamento do prolongamento da Rua Victor Nogueira, em Chapéu do Sol, incluindo melhoria na iluminação.