As comemorações pelos 165 anos de elevação de São João da Barra à categoria de cidade tiveram início às 8h da manhã, com hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, na Praça São João Batista. Participaram o prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco, o representante da Capitania dos Portos de São João da Barra, capitão Carlos Antônio Cabral Barreto, e demais autoridades. Na oportunidade, o tenente Jardel, do Exército, presidiu a entrega do certificado de dispensa de incorporação a cerca de 50 jovens que se inscreveram no período entre março a maio.
Na Igreja de São João Batista o pároco padre Marcos Paulo Pinalli celebrou missa solene em homenagem ao aniversário da cidade. Logo após, no palanque oficial, o prefeito Neco, secretários municipais, vereadores e demais autoridades assistiram o Desfile Cívico com o tema: “Ler o mundo: uma prática cotidiana”. “Estamos muito felizes em comemorar esta data importante que marca o início do desenvolvimento de São João da Barra”, disse o prefeito Neco.
Participaram do desfile a Marinha do Brasil, Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra, Exército Brasileiro, Bombeiro militar, Defesa Civil, Guarda Municipal, Educadores de Trânsito, Banda Marcial Genecy Mendonça, Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, Secretaria de Educação e Cultura, prefeita e vice-prefeita mirim, Coordenação pedagógica, Gerência de projetos, Bolsa Universitária e Passe Estudantil, Coordenação de Educação Especial /Orientação Educacional/Equipe Multidisciplinar, Supervisão Educacional , Gerência de Planejamento/Controle Educacional/ Secretaria Executiva / Contabilidade/ Jurídico, Banda Marcial Carlito Chagas (Barcelos), Diretores Municipais , Coordenação Geral da Cultura, Coordenação de Transportes Escolares, Banda Marcial E.M. Luiz Délio Mendonça, Centro de Convivência da Melhor Idade Amadeu Chacar Filho, APAE, CMEE, Educandário Santa Cecília, Ciep – 265 – Municipalizado Gladys Teixeira, Banda Marcial Ubaldo Sena, CETEP, FAETEC, Banda de Fanfarra Normet Galdino, CEAT, IFF, Banda marcial Derly Machado, DOFEC, Banda de Fanfarra Fabricio Silva Gomes, Grupo de dança do Centro Estudantil de Grussaí.
Fonte: Secom – SJB