Placar de 3 a 1 foi construído no primeiro tempo e equipe termina a competição invicta
Em grande partida e com público superior a jogos da Série A do campeonato estadual de profissionais, o Estádio Geraldo Nunes Barreto, no Açu, recebeu na noite de sexta-feira, 20, a grande final da Copa Verão de Futebol Amador, competição que tem a chancela do Departamento de Municipal Esportes de São João da Barra há mais de dez anos. Em um jogo eletrizante desde o início, mesmo com o placar construído no primeiro tempo, a representação de Grussaí saiu vencedora por 3 a 1 e, mais uma vez invicta – a exemplo do ocorrido no certame anterior -, conquistou o bicampeonato.
Antes do jogo, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao ex-atacante Cosme, que defendeu com destaque nos anos 80 e 90 vários clubes como Goytacaz, Bangu e Botafogo, falecido há uma semana no Rio de Janeiro, e que era figura muito querida pelos dirigentes e desportistas do clube do quinto distrito. Com a bola rolando, o que se viu logo no início foi a pressão avassaladora de Grussaí que, com oito minutos, já vencia por 2 a 0, gols marcados por Dedé e Beto. Mesmo tentando equilibrar as ações e com bom volume de jogo, mas esbarrando nas ótimas intervenções do arqueiro Tião, o Açu voltou a ser surpreendido aos 39, com o gol de Bodinho, cobrando falta. Incansável em sua luta, porém, os donos da casa tiveram seu esforço recompensado em gol marcado em cobrança de penalidade máxima convertida pelo arqueiro Wallef, já nos acréscimos.
Na etapa complementar, só faltou o balançar das redes para completar a vibração das duas torcidas. Os dois goleiros trabalharam bastante e frustraram as boas tramas criadas pelos atacantes com defesas de muito arrojo e segurança. Individualmente, destacou-se o jovem zagueiro Vinicius que, de forma leal e esbanjando categoria, conseguiu neutralizar as ações dos experientes Tarcísio e Curumim, dois dos mais perigosos jogadores de Grussaí.
Sem qualquer anormalidade ou ato de indisciplina, o trio de arbitragem composto por Carlos Lima, Carlos Fernando e Denivaldo da Conceição teve o seu trabalho facilitado. A atuação segura serviu para coroar de sucesso a grande final que teve um merecido campeão que, em cinco partidas, conquistou quatro vitórias e um empate, este registrado em sua estreia, em um gol, com a representação da Quixaba. Em seguida, veio a sequência inabalável de triunfos que fez de Grussaí conquistar mais um feito: o melhor ataque da competição com 11 tentos, o único a marcar em todos os jogos. Seu sistema defensivo não ficou atrás e, igualado ao do seu oponente na final, teve sua meta vazada em apenas quatro ocasiões.
Comandada por Kleber Pereira, a equipe de Grussaí contou com os seguintes jogadores em seu elenco: Tião, Maiquinho, Bodinho, Beto, Gigante, Guti, Jefinho, Tarcisio, Dedé, Curumim, Denis, Denizinho, Hugo, Miojo e Avestruz.
Em linhas gerais, os números comprovam que a Copa Verão do Açu foi um sucesso total, já que nos 15 confrontos foram marcados 39 gols com a boa média de 2,6 tentos por partida.
Categorias Sub 15 e Sub 13 também conheceram seus campeões
Se entre os adultos o Açu deixou o título escapar, na base os dois troféus ficaram de forma incontestável no quinto distrito com as equipes comandadas por Fabiano Pereira. Também na noite de sexta-feira, na preliminar de Grussaí e Açu, os donos da casa, através do núcleo da secretaria de Esportes, reeditaram as boas atuações de todas as partidas e mais uma vez golearam, chegando aos 5 a 0 através de Nicholas (2), Hudson, Pelezinho e Matheus contra a equipe de Degredo em partida válida pela categoria Sub 15.
Na manhã de sábado, foi a vez da final alvinegra válida pela categoria Sub 13 e, com gol assinalado por Rafaelzinho, o núcleo do Açu ficou com o título ao bater Palacete; As duas partidas também foram disputadas no Estádio Geraldo Nunes Barreto, palco único da competição.
Para Adilson Almeida, subsecretário de Turismo, Esporte e Lazer de São João da Barra, a Copa Verão do Açu é um dos eventos mais prestigiados da região e o reconhecimento do público mostra que, a cada edição, aumenta a responsabilidade em fazer da competição um produto ainda melhor.
“Antes mesmo de fazer o balanço do que foi o torneio deste ano, já começamos a trabalhar com o mesmo empenho e dedicação para que, em 2016, possamos ter uma Copa Verão ainda mais rica em qualidade dentro e fora de campo. Grussaí fez por merecer o título, sem dúvida, mas todos os que participaram da competição são grandes campeões, pois conseguimos gerar renda aos trabalhadores locais e trazer os jovens cada vez mais para perto de um ambiente saudável, com interação social e convívio em harmonia esportiva, como é desejo do nosso prefeito José Amaro de Souza Neco”, disse após a entrega dos troféus aos capitães dos dois times.
Fonte: Secom – SJB