Jovens sanjoanenses se reuniram e criaram o grupo de pagode Modo Avião que vem conquistando espaço por onde a banda se apresenta.

Segundo o percussionista, Rubens Germano, a ideia de criar um banda surgiu quando estava na casa de avó paterna dos componentes fazendo uma tarde de pagode 2012 e com o entrosamento descobriram que poderiam fazer algo maior. ir além, mesmo sendo tão novos.

Foto: Divulgação

– Com isso, surgiu o primeiro nome – Novo Talento. Grupo formado por oito músicos sendo estes parentes e amigos de infância. Os músicos tiveram todo o apoio dos familiares e amigos mais velhos, e logo surgiram alguns aniversários para apresentarmos nosso trabalho. Fomos ensaiando e tendo toda a dificuldade de um grupo de pagode e com isso o grupo foi desanimando, pois já não havia tantos lugares para tocar -, destacou Germano.

O percussionista acrescenta ainda que os anos foram passando e em 2014 surgiu uma nova formação com quase todos os músicos do ano anterior, incluindo alguns novos amigos e um novo nome. Surgiu o grupo VemQsamba.

Foto: Divulgação

– Este já com todos numa idade “quase adulta”, já havíamos a maturidade necessária para dar continuidade ao projeto com uma nova formação. Tocamos de forma semanal em alguns bares em Grussaí, aniversários, festas particulares, até que um dos integrantes teve que se mudar para outro estado e novamente o grupo desanimou -, relatou.

O tempo passou, e em 2018, com uma forma reduzida, iniciaram o projeto de um “Pagode Acústico”. Os componentes eram o mesmo da primeira formação de 2012, com a inclusão de um violonista mais experiente, o que facilitou a passagem dos ensaios. Com isso, o grupo teve um novo nome – Samba Music.

Foto: Divulgação

– A estratégia para não ficarmos parados era somente ensaiando e com poucos lugares para tocar, todo final de semana um novo encontro dos jovens em busca de crescimento profissional. Logo após o ensaio, saiamos para ofertar o nosso projeto que era de baixo custo, por ser um pagode acústico, e de total relevância, já que o gênero é cogitado do Barzinho ao Casamento. Estratégia esta que de inicio nos ajudou a tocar em aniversários e bares da cidade, muitas vezes sem custo algum -. disse.

Em 2019, decidiram mudar o nome do que era um projeto acústico para o grupo Modo Avião.

– Com o início da pandemia em 2020, reuníamos uma vez ao mês entre amigos para tocar e gravarmos diversos vídeos para as redes sociais o que então estava na moda. Até que um dia foi publicado no Diário Oficial do município de São João da Barra o decreto liberando festas particulares com grupos de pagode. No fim do ano, a cidade conheceu o nosso grupo. Estreamos na cidade com a volta do pagode para o público de maneira legalizada e assim fomos ganhando nosso lugar até os dias de hoje -, concluiu.

O grupo hoje é formado por Rubens Germano (percussionista/Back vocal); Eduardo Germano (percussionista); Regys Nascimento (Percussionista/ Back vocal); Kleyton Damasceno ( Cantor/ Percussionista); Igor Barde (Cantor/ Cavaquinista); e Juliano Neves (Violonista).