Um golfinho foi encontrado morto no fim da tarde de ontem, 15, na praia de Grussaí, Telê Santana, Distrito de São João da Barra. A espécie é do boto-cinza (Sotalia guianensis) que pertence à ordem Cetartiodactyla, subordem Odontodecti, classe Mammalia e família Delphinidae.
O golfinho que pesava em torno de 250 quilos foi recolhido pelo Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas que atende diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Tamar e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). É comum, para esta espécie, atingir os 2 metros, sendo que os indivíduos podem viver até aos 30 anos. É uma das menores espécies de cetáceos e sua distribuição é restrita, ocorrendo em apenas águas costeiras, baías, enseadas e estuários do oeste do oceano Atlântico, desde Honduras até o sul do Brasil. Apesar de o nome, por vezes, gerar confusão, o boto-cinza é uma espécie de golfinho.

Foto: Leitor Parahybano
No programa, monitores percorrem diariamente 62 km de praia, registrando qualquer ocorrência relativa às tartarugas. O monitoramento abrange desde o Pontal de Atafona, em São João da Barra, até Barra do Furado, em Campos dos Goytacazes.
Caso encontre um animal encalhado na praia (mamíferos, tartarugas e aves marinhas), vivo ou morto, ligue para o número 0800 729 0810.

Foto: Leitor Parahybano