As obras da usina GNA II, que compõe o parque termelétrico a gás natural da GNA (Gás Natural Açu), o maior da América Latina, localizado em São João da Barra, região norte fluminense, deverão empregar cerca de 4 mil profissionais diretos até o final do ano. Para julho, as obras contarão com 790 novos profissionais e em agosto deverão ser abertas 350 novas vagas. O recrutamento ocorre no mês anterior e as oportunidades são divulgadas em no portal do Balcão de Oportunidades da Prefeitura de São João da Barra:AQUI
Parte dessa mão de obra vem sendo formada por alunos do II Programa de Qualificação Profissional oferecido gratuitamente pela companhia à população local. São 11 cursos profissionalizantes nas áreas de construção civil, elétrica, mecânica, logística e metalurgia, além de oficinas de empregabilidade, com dicas de elaboração de currículo e simulação de entrevista. Com objetivo de contribuir para a equidade de gênero no setor, o programa conta com 3 turmas exclusivamente femininas, sendo que as aulas da terceira turma, do curso de Movimentação de Cargas, foram iniciadas na semana passada.
Jhamilly Eduarda Manhães conta que após participar do programa conseguiu uma vaga no Consórcio Geração Açu, responsável pela construção da GNA II. Para ela, participar da iniciativa foi uma oportunidade única “Conquistei uma formação profissional e meu primeiro emprego de carteira assinada. Isso não tem preço! Tenho certeza de que a partir de agora mais portas serão abertas”, concluiu Jhamilly.
Dentre os 320 participantes do programa, até o momento 40% foram contratados. Desse total, quase a metade são mulheres. No dia 28/6, será a vez da turma mista do curso de Movimentação de Cargas iniciar a formação. Com apoio da Prefeitura, as aulas serão ministradas pela Firjan Senai, no CIEP 265 – Municipalizado Professora Gladys Teixeira, no Centro de São João da Barra.
Iniciado em outubro de 2022, a segunda edição do Programa já abriu mais de 300 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes com o objetivo de preparar os sanjoanenses para as oportunidades de trabalho tanto nos empreendimentos da GNA, quanto em outras empresas da região.
A iniciativa ajuda a fomentar a empregabilidade no Norte Fluminense, que nos últimos anos tem visto o número de empregos formais disparar por conta das empresas de setor de gás e energia ali instaladas. De acordo com o último levantamento do Caged, em março, a quantidade de trabalho com carteira assinada na região cresceu mais de 500% em relação ao mesmo período do ano passado. E o município de São João da Barra figura entre os três que lideram a geração de empregos na região. É lá que a GNA está construindo a sua segunda usina a gás, que será a maior e mais eficiente do país.
Não é hoje que a companhia vem contribuindo para mudar a realidade da região. Entre 2018 e 2021 as obras da GNA I geraram cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos, boa parte oriunda dos cursos de qualificação na região. “A GNA compreende seu papel como vetor da transformação social da região e, para isso, investimos na ampliação do acesso à educação por meio dos cursos profissionalizantes gratuitos, incentivando, especialmente, a participação das mulheres sanjoanenses. Acreditamos na importância de valorizar e priorizar a inserção da população local nas operações do Complexo Portuário do Açu, oferecendo oportunidades para quem está em busca do primeiro emprego e melhor qualidade de vida” afirma Julio Marcante, Diretor de Implantação e Operação da GNA.
Fonte: Ascom