Participaram profissionais de ensino dos Anos Finais, Acelera, EJA e Mediadores da Secretaria de Educação
Profissionais de ensino dos Anos Finais, Acelera, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Mediadores da Secretaria de Educação de São João da Barra concluíram na quinta-feira, 3, o curso de formação continuada. O tema abordado foi “Inteligência Artificial como Ferramenta Facilitadora na Prática Docente”, ministrado pela coordenadora de Língua Inglesa dos Anos Finais, Lílian Siqueira. Oferecido em dois turnos, o curso aconteceu de forma online e reuniu 234 profissionais.
O desenvolvimento da formação foi pautado na apresentação do ChatGPT, em que os participantes “aprenderam fazendo”, estratégia que proporcionou um momento de estímulo e uma aprendizagem sólida, com feedbacks positivos. “Foi um curso muito produtivo, pois os profissionais da Educação puderam aprender que o ChatGPT é uma ferramenta valiosa para o trabalho pedagógico dos professores, oferecendo apoio na elaboração de materiais didáticos, estimulação da criatividade e acesso a recursos diversos”, destacou a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Rejane Soares.
A expectativa é que, nos próximos anos, o uso da IA na educação continue a crescer, abrindo novas possibilidades para a inovação pedagógica e a aprendizagem ativa. “Projetos como esse de formação continuada são essenciais para preparar os profissionais da educação para as demandas do futuro, promovendo um ensino mais dinâmico e eficiente”, afirmou Lilian Siqueira.