O feriado de finados registrou um grande movimento de pessoas nos cemitérios da sede, Roças Velhas, Amparo e Capela São Pedro, em São joão da Barra, para prestar homenagens nos túmulos de seus entes queridos.
No cemitério São João Batista, na sede do município, logo pela manhã parentes e amigos chegaram para visitar, limpar e colocar flores nos túmulos. Algumas pessoas acenderam velas e faziam orações no cruzeiro do cemitério.
Já na parte externa do cemitério, comerciantes vendiam flores e velas, além de alguns jovens aproveitarem o dia para prestar o serviço de limpeza dos túmulos.
– O dia de finados representa a memória daqueles que se foram, dia orar e pedir a Deus que coloque a alma dos nossos mortos em bom lugar -, disse o aposentado Jorge dos Santos.
O dia de finados, popularmente conhecido como dia dos mortos, é celebrado desde o século II, onde alguns cristãos rezavam pelo seus mortos, visitando os seus túmulos. No início era no dia 1º de novembro, mas a partir do século XIII esse dia passou a ser celebrado no dia 2 de novembro pela doutrina católica, pois o dia 1º é a Festa de Todos os Santos.
Leia também: A morte em história
Serviço de manutenção nos cemitérios de SJB