Foto: Elder Amaral

Os secretários de Turismo, Esporte e Lazer, Edivaldo Machado, e de Pesca, Analiel Viana, da prefeitura de São João da Barra estiveram na última quinta-feira, 25, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, uma das mais importantes instituições culturais do Brasil, para assistir a apresentação do curta-metragem “Cadeia Alimentar”, produzido pela Funil Produções, em outubro do ano passado em São João da Barra.

O filme contou a participação de atores consagrados no meio artístico, como o global Mateus Solano, David Júnior (O tempo não para), Guilherme Ferraz e Iane dos Santos como também de 20 figurantes do município. “Cadeia Alimentar” foi inspirado em Atafona onde trata do abuso do homem com a natureza. Matheus Solano interpretou um pescador, explorador da natureza, e o Guilherme um outro pescador que possuía a cabeça de um peixe. As gravações que foram realizadas no Pontal de Atafona e no Centro Cultural Narcisa Amália atraíram grande público.

João Santos que é morador de Atafona e foi figurante, disse estar muito feliz com o resultado.

– Estive assistindo ao filme e fiquei muito feliz com a empolgação do público presente ao ver minha imagem no curta. Agradecido por demais! -,afirmou.

Foto: Elder Amaral

O produtor do curta-metragem, Márcio Eckart, agradeceu todo emprenho da prefeitura de São João da Barra através das secretarias envolvidas.

– A cidade foi muito importante para o nosso projeto. Vocês tem uma praia linda, um município encantador. Conhecemos Analiel através de amigos em comum e, a partir daí, apresentamos o projeto para ele, onde logo foi abraçado pela prefeita, Carla Machado. Assim o mar está destruindo Atafona, o homem segue não contribuindo para o futuro do planeta jogando lixo nas ruas e, principalmente no mar -, acrescentou.

Eckart destacou, ainda, que durante os quatro dias que estiveram na cidade para criar um curta-metragem de 17 minutos, a equipe foi muito bem recebida e os artistas de São João da Barra são excelentes.

Foto: Elder Amaral

– Os figurantes como João Santos, Tarciso Malhardes, João Filiphe Amaral, Josué Fioroni, Arnaldo Neto Anunciação, dentre outros, podem tentar trabalhar em uma grande rede de televisão como a Globo aqui mesmo no Rio de Janeiro -, concluiu.

“Parabenizar a equipe de produção por ter escolhido a cidade e também a prefeita Carla Machado por incentivar e contribuir para o fortalecimento cultural. Agradeço o engajamento das secretarias de Turismo, de Pesca e do Departamento de Cultura. A história de São João da Barra está marcada com este filme que irá participar de vários festivais, inclusive internacionais”, concluiu Edivaldo Machado.