Terminal já movimentou 37 milhões de toneladas no Porto do Açu
A Ferroport (joint venture entre a Prumo Logística e a Anglo American, e responsável pelo Terminal de Minério de Ferro do Porto do Açu) comemora hoje três anos de operação no Complexo Portuário. O primeiro embarque, realizado em 2014, no navio Key Light, foi de quase 81 mil toneladas de minério de ferro. Foi a primeira operação da história do Porto do Açu.
Ao longo destes três anos, a Ferroport deu sequência a uma série de operações, atingindo a marca de mais de 37 milhões de toneladas de minério embarcadas em 250 navios. Este ano, a empresa registrou o maior carregamento de minério de ferro realizado em um único navio. Foram 202.120 toneladas embarcadas.
“São três anos realizando operações de embarque com sucesso e total segurança no Terminal de Minério de Ferro do Porto do Açu. E a Ferroport continua na busca constante pela realização de um trabalho com excelência e eficiência operacional. Parabéns a todo o time envolvido!”, comemorou Carsten Bosselmann, presidente da Ferroport.
A Ferroport tem capacidade para movimentar 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. O produto, da empresa Anglo American, chega ao Porto do Açu por meio de um mineroduto de 529 km de extensão, que liga a mina em Conceição do Mato Dentro (MG) ao terminal, passando por 33 municípios. Com 20,5 metros de profundidade, o terminal de minério de ferro pode receber navios do tipo Panamax e Capesize (220 mil toneladas).
Fonte: Ascom – Prumo
Leia também: Porto do Açu bate recorde de carregamento de Minério de Ferro com mais 200 mil toneladas em apenas um navio
Navio do Panamá deixa o Porto do Açu que já recebeu 1.300 embarcações em 2017