Moradores de diversos bairros de São João da Barra relatam falta de iluminação pública em inúmeras ruas e líder do governo na Câmara de SJB, Chico da Quixaba, pede uma “ajeitada” na sessão desta terça-feira, 08.
Chico, que disse estar levando muita “pancada” da população, requereu à Secretaria de Obras, a revisão e a manutenção em todo o sistema de iluminação pública também no 5º Distrito. A pauta da sessão teve, ainda, outros requerimentos. Às secretarias de Obras e Trânsito, o vereador Alan de Grussaí requereu a implantação de sinalização horizontal (faixas de pedestres) em frente às creches e escolas do município. Elisio solicitou à Enel, um trabalho de revisão e reforço com a colocação de um transformador na rede de energia elétrica no trecho entre a Gráfica Luartson e a Avenida Rotary.
O parlamentar Analiel Viana fez dois requerimentos: um à Secretaria Municipal de Obras (pedindo a colocação de quebra-molas e placas de sinalização nas ruas de Bajuru, incluindo reparos nos buracos) e um outro às diretorias das empresas, Enel, Vivo, Tim e Claro e também às que prestam serviço de internet para que realizem uma revisão em suas respectivas redes e cabeamentos nas vias públicas. Ele informou que tem visto vários cabeamentos não mais utilizados, soltos nas avenidas, prejudicando moradores e motoristas.
Os hemocentros, também conhecidos como bancos de sangue, são muito importantes para pacientes que precisam passar por cirurgias. Pensando nisso, o vereador de São João da Barra, Carlos Machado da Silva (Kaká), apresentou um requerimento na sessão desta terça-feira (08), sugerindo ao Executivo, que viabilize a implantação de um hemocentro no município. Ele disse que comprovou a necessidade do projeto, em conversa com o diretor clínico da Santa Casa. Segundo Kaká, recentemente foram desmarcadas quatro cirurgias, por falta de sangue. “Esse hemocentro seria ideal, principalmente, para as cirurgias ortopédicas feitas aqui em nossa cidade e que, muitas das vezes, se esbarram nessa dificuldade”. O presidente da Casa, Elisio Rodrigues, lembrou que seria importante também o município adquirir uma unidade móvel para percorrer os distritos, captando as doações.
Indicações – O vereador Junior Monteiro fez duas indicações: elaboração de um projeto de lei por parte do Executivo (dentro das possibilidades jurídicas e legais) para isentar, enquanto durar a pandemia, os ambulantes cadastrados, do pagamento das taxas municipais pertinentes ao exercício de suas atividades Junior também pediu o recapeamento asfáltico na estrada SB 02, no trecho entre o Trevo do Viana e a BR-356.
Kaká solicitou a reforma da quadra poliesportiva da Escola Municipal Professora Dionélia Gonçalves Santos, em Atafona. Elisio indicou a reforma do Calçadão existente no trecho da Rua João Francisco de Almeida, em toda a sua extensão, incluindo melhorias no piso, iluminação, banheiros, jardinagem, mobiliários e a construção de rede de drenagem. Julinho Peixoto solicitou: reforma e recapeamento da Estrada de Sabonete até a ponte do Canal de São Bento e a implantação de uma academia popular em Cazumbá. Duas indicações da vice-presidente da Casa, Sônia Pereira (Soninha) foram aprovadas: urbanização do Porto do Graça e a continuação das obras na rotatória da entrada da cidade.
Na Ordem do Dia, o plenário aprovou três projetos de lei para nomear ruas: 001/2022, de Elisio (denominando de Travessa das Hortênsias, a antiga estrada de servidão, trecho este de rua sem saída que se inicia na Rua Primavera, situada nos fundos do Retiro São João Batista, na sede); 002/2022, de Chico da Quixaba (denomina de José Deodato Martins, a antiga Estrada da Restinga, que se inicia na Praça do Repolhinho até seu término em Chapéu do Sol) e o 003, também de Chico (nomeando de Idelfonso Batista Alves, a rodovia que se inicia no término da Avenida Doralice Rangel até a RJ 240, de Degredo a Rua Nova). O Legislativo apreciou, ainda, duas moções, sendo uma de parabenização pelo Dia Internacional da Mulher, sugerida pelo edil Chico da Quixaba