Evento, que será realizado até o dia 29 de junho na Antiga Casa de Câmara e Cadeia, marca o início da programação cultural dos festejos

A Comissão de Festa do Divino Espírito Santo, em parceria com a Secretaria de Cultura de São João da Barra, promove de quinta-feira, 5, até 29 de junho, a exposição “Jubileu do Divino – 250 anos”, na Antiga Casa de Câmara e Cadeia, integrando a programação cultural das festividades. A entrada é gratuita e a visitação será das 9h às 17h de segunda-feira a sexta-feira, e das 9h às 13h aos sábados e domingos.

No evento, os visitantes terão acesso à história da festa do Divino Espírito Santo, desde a sua origem em Portugal até a chegada em São João da Barra. A exposição contará com fotos, roupas e outros objetos que marcaram época nas celebrações da Festa do Divino Espírito Santo em São João da Barra.

Dando prosseguimento à programação, na sexta-feira, 6, às 20h, acontecerá a “Folia do Divino”, saindo da Praça São João Batista em direção às ruas centrais com visitação aos lares. No retorno haverá show católico e apresentação da coreografia “Uma dança portuguesa com certeza” pela Bomgosto Centro de Dança. Logo após, às 22h, terá show com Brazzilian Band.

Já no sábado, 7, às 15h, será a vez do “Passeio Ciclístico do Divino”,com saída da Praça São João Batista, onde na chegada terá sorteio de brindes, distribuição de picolés e pipoca. Os participantes tanto para o passeio ciclístico, como para a folia, na sexta, estão sendo convidados a comparecerem trajando camisa vermelha. Ainda no sábado, a partir das 20h, também na Praça São João Batista, o público poderá assistir a exibição do filme “Auto do Divino”, produzido por artistas locais.

Para fechar a parte cultural no domingo, 8, às 17h30, acontece encontro e roda de conversa com os imperadores e imperatrizes de todos os anos, em frente à Antiga Casa de Câmara e Cadeia.

Confira a programação completa:

Dia 4 (quarta-feira)

15h30 – Santa Missa e Visita da Bandeira do Divino ao Retiro São João Batista

19h – Santa Missa

20h – 8º dia da Novena

Participação: Grupos do Terço dos Homens e das Mulheres Orantes

Dia 5 (Quinta-feira)

19h – Santa Missa

20h – 9º dia da Novena

Participação: MEDESC, Servos e Coroinhas

20h30 – Abertura da Exposição: JUBILEU DO DIVINO – 250 anos

Visita à Exposição Bordando a História Sanjoanense (de 2 a 17 de junho)

Antiga Casa de Câmara e Cadeia

Dia 6 (Sexta-feira)

19h – Santa Missa

Participação: Apostolado da Oração

20h – Saída da Folia do Divino, da Igreja Matriz e na chegada show católico

20h30 – Apresentação da coreografia “Uma dança portuguesa com certeza” –

Bomgosto Centro de Dança

22h- Show com Brazzilian Band

Dia 7 (sábado)

15h – Passeio Ciclístico do Divino – Saída da Praça São João Batista, todos com camisa vermelha percorrendo as principais ruas da cidade e, na chegada, sorteio de brindes, distribuição de picolés e pipoca

Participação: Catequese e ACC

19h – Santa Missa Solene da Vigília de Pentecostes e logo após apresentação do filme “O Auto do Divino” na Praça São João Batista

Obs.: A organização pede aos fiéis que levem velas para serem abençoadas na missa

Participação: Irmandade de São João Batista, Irmandade de São Benedito, Irmandade de São Pedro e Irmandade de Nossa Senhora da Penha

20h – Será transladada a Custódia do Divino Espírito Santo para a residência da imperatriz, onde permanecerá até o amanhecer do Festivo dia de Pentecostes

20h15 – Exibição do filme AUTO DO DIVINO – Praça São João Batista.

Dia 8 (domingo)

6h – Alvorada festiva, dando o prenúncio do magnífico festejo pela passagem do grande dia de Pentecostes

09h – Cortejo com a imperatriz e o imperador acompanhados pelo povo devoto e da banda, que executará o hino próprio para a entronização da Custódia do Divino Espírito Santo, na Igreja Matriz

10h – Santa Missa Solene celebrada pelo pároco Michael Bruno A. Cunha, e cantada pelo Coro São João Batista. Ao término distribuição de pães bentos

17h30 – Encontro e roda de conversa com os imperadores e imperatrizes de todos os anos (Local: Em frente à Antiga Casa de Câmara e Cadeia19h – Santa Missa Dominical)

20h – Solene e tradicional Procissão do Divino, percorrendo as principais ruas da cidade. Após a procissão, sorteio do imperador e da imperatriz 2026 e entrega de brindes às crianças participantes do Cortejo Matutino e da Procissão. No encerramento das festividades haverá descida do Mastro.

Fonte: Secom