Evento acontece na Praça do Bairro Nova São João da Barra e envolve participantes de Oficina de Bioartesanato

artesanato (52) (1)Artesãos que participaram da Oficina de Bioartesanato, promovida em São João da Barra pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) – por meio do programa Sesc em Ação – com apoio das secretarias municipais de Trabalho e Renda, de Assistência Social e Direitos Humanos e de Educação e Cultura, participam nesta sábado, 29, a partir das 10h, na praça do Bairro Nova São João da Barra, de uma exposição do resultado dos trabalhos realizados.

A Oficina de Bioartesanato aconteceu nos dias 19, 26 e 27 novembro, no Centro Cultural Narcisa Amália, com a participação de 70 integrantes da Associação Alcimar Simões Bomgosto, que reúne artesãos de todo o município. Os participantes aprenderam a confeccionar peças utilizando materiais recicláveis como fibra de bananeira, palha de milho, filtro de café usado, bucha vegetal e garrafas Pet.

Além de contribuir com a sustentabilidade e oferecer baixo custo no preparo das peças, a produção em bioartesanato permite agregar um maior valor à renda familiar. O secretário de Trabalho e Renda, Luiz Paulo Madureira, destacou o empenho do governo do prefeito José Amaro de Souza Neco no incentivo e no fortalecimento da geração de renda das famílias com o artesanato.

– Agradeço, também, o apoio efetivo da Câmara Municipal, representada pelo presidente Aluísio Siqueira, e colaboração daartesanato (3) (1) Presidente da Associação, senhora Mauricéia, que não mediu esforços para o sucesso da Oficina de Bioartesanato. Estaremos viabilizando para o início do próximo ano um curso de Capacitação em Bioartesanato com duração de 30 dias e certificação a todos participantes. Esta será mais uma parceria entre o SESC-RJ representado, pela senhora Luana, e a prefeitura de São João da Barra, sob coordenação da secretaria de Trabalho e Renda, atendendo pedido dos artesãos – destacou o secretário.

Fonte: Secom-SJB