Visitantes, que conheceram outros atrativos turísticos do município, exemplificam o reconhecimento da festa agropecuária sanjoanense no cenário estadual

Um grupo de 21 turistas da cidade do Rio de Janeiro, acompanhado por dois guias credenciados no Ministério do Turismo, está hospedado no Sesc Grussaí, em São João da Barra, para conhecer a ExpoBarra e outros atrativos do município. A estadia do grupo, que fica na cidade até o dia 17 de novembro, exemplifica o potencial turístico sanjoanense e o reconhecimento da festa agropecuária no cenário estadual.

Na programação, além da ExpoBarra, principal atrativo do roteiro, está a visita à Casa do Artesão Sanjoanense e um Walking Tour, criado por alunos de São João da Barra do curso de Roteiro Turístico do projeto Caminhos do Açúcar, do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf). Os passeios são acompanhados por um guia local, contratado para acompanhar o grupo.

Para o empresário Bruno Barcelos, proprietário da agência de viagens Porteira Turística, que trouxe o grupo a São João da Barra, a cidade já conta com ofertas turísticas originais relacionadas à história e à memória da cidade.

— Aqui vocês têm uma oferta diversificada com turismo natural, cultural, técnico científico e de eventos, como a ExpoBarra. A cidade só precisa amadurecer o estímulo de novos agentes receptivos, formação de guias e agências de receptivos, para que, junto com demais municípios do complexo Norte e Noroeste Fluminense, fique nas “prateleiras” do mercado de turismo — pontuou.

A aposentada Denise Sá, moradora do Méier, visitou pela primeira vez o Parque de Exposições e Eventos Manoel Rangel Pessanha. “Estou adorando o local, tudo muito organizado, bonito e o clima da cidade é maravilhoso”, contou.

Fonte: Secom