A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de São João da Barra enviou um ofício ao Gabinete da Prefeita propondo o adiamento da ExpoBarra devido ao alto risco de acidentes por conta da previsão de ventos fortes de até 61km/h.
A ExpoBarra está prevista para ser iniciada amanhã até o próximo dia 10, mas o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta amarelo nesta terça-feira (05) às 10h00 da madrugada, com previsão estendida para quarta-feira (06) às 10h00 para chuva acumulada entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos entre 40 a 60 km/h.
Ainda de acordo com o ofício da Defesa Civil, analisando toda estrutura metálica de alumínio, tendas, lonas, palco e área de rodeio, na qual possuem RTs e laudos de carga máxima e de qualificação quanto à ventos e tempestades. Com a possibilidade de fortes ventos, a estrutura não suportaria tanta pressão de ventos com Risco Tecnológico de Colapso (COBRADE1.3.1.5.), causando risco de acidentes com o público.
O ofício foi assinado pelo coordenador da Defesa Civil, Marco Antônio Ribeiro da Silva.
As instruções do INMET são para evitar enfrentar o mau tempo, observar as alterações nas encostas; se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia; em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences de água envoltos em sacos plásticos. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Alerta Amarelo – Perigo Potencial: situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.