Estabelecimentos comerciais de Grussaí passam a integrar o Programa

coleta seletiva - grussaí (2)Implantado em São João da Barra com objetivo de promover a conscientização sobre preservação ambiental, o Programa Coleta Seletiva Solidária foi expandido ao distrito de Grussaí, com adesão de quatro estabelecimentos comerciais na área central da comunidade e de outros dois no bairro Nossa Senhora Aparecida. A iniciativa possibilita a reutilização de materiais recicláveis, reduzindo os resíduos levados ao aterro sanitário.

O Programa já é desenvolvido nos bairros da Cehab, em Atafona, e Nova São João da Barra e Água Santa, na sede do município. Também na sede, estão incluídos o Palácio Cultural Carlos Martins, Colégio Estadual Alberto Torres, Caixa Econômica Federal e dois estabelecimentos comerciais. “Nossa intenção é expandir ainda mais o programa”, comentou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcos Sá, informando que o próximo bairro a ser beneficiado, em breve, será Chatuba.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental, Viviane Gonçalves, o programa funciona através da separação do lixo seco do lixo úmido. “A coleta do lixo seco é feita segunda e quarta, em Atafona, e terça e quinta em São João da Barra e Grussaí. Já o lixo úmido é recolhido diariamente”, explicou, acrescentando que todo o lixo seco, em uma média mensal de três toneladas, recolhido é doado para 40 cooperados da Cooperativa Recicla+SJB, que vendem o material e dividem o lucro.

O Programa Coleta Seletiva Solidária entrou em atividade por meio de parceria entre a secretaria de Meio Ambiente, Núcleo de Educação Ambiental, INEA, empresa União Norte e a Cooperativa Recicla+SJB. “Entre os trabalhos implementados pelo programa estão a realização de palestras em escolas, distribuição de coletores reutilizáveis, feitos com materiais como jornais e papelão – que levam a logo do programa e a frase ‘Lixo Seco’ – em diversas repartições públicas e de garrafinhas de plástico em substituição ao copo descartável”, finalizou Viviane.

Fonte: Secom-SJB