Com cerca de mais de 300 funcionários demitidos e pouco mais de um ano fechado, o antigo Sesc Mineiro de Grussaí segue sem destino. Uma manifestação por ex-funcionários está marcada para o próximo dia 30. A divulgação do ato está sendo realizada pelas redes sociais.

O manifesto está marcado para às 15h em frente ao portão principal do Sesc. O fechamento da unidade em Grussaí causou um impacto no município de São João da Barra, deixando charreteiros, produtores artesanais, restaurantes, lanchonetes, fábrica de doce e bares da região sofrendo forte impacto na economia, causando inúmeros desempregos.

Foto: Trem da Serra

Locomotiva centenária deixa o Sesc Grussaí e vai para Miguel Pereira

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o prefeito de Miguel Pereira, André Pinto Fonseca, em uma parceria com o presidente da Fecomércio Florêncio de Queiroz e o Sesc Minas decidiram retirar uma locomotiva com 106 anos e mais três vagões do Sesc Mineiro de Grussaí e ceder para o município de Miguel Pereira com objetivo de compor o trem turístico último mês de março de 2020. Pelo whatsApp, o site Parahybano recebeu inúmeras fotos e vídeos da locomotiva pela rodovia através de moradores entristecidos com a notícia.

A assessoria de imprensa do Sesc foi procurada pela equipe de reportagem do Parahybano e disse que o Sesc em Minas realizou recentemente, mediante solicitação da Federação do Comércio do Rio de Janeiro, a doação de uma locomotiva do seu parque ferroviário para a Prefeitura de Miguel Pereira, localizada na região centro-sul fluminense. A locomotiva doada não estava em operação, apesar de estar em plenas condições de funcionamento. A iniciativa tem por objetivo apoiar as ações de fomento ao turismo no município. A doação foi feita após deliberação do Conselho Regional do Sesc em Minas. Atualmente, a unidade do Sesc Minas em Grussaí está com todas as atividades voltadas ao público suspensas em função da pandemia da Covid-19 (coronavírus).

Foto: Divulgação

Sobre a quantidade de vagões que foram juntos com a locomotiva, a assessoria não informou.