Programação acontece na quinta e na sexta-feira, no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação, em Atafona
Objetivando debater com a comunidade e alunos da rede municipal temas voltados para a preservação e conservação ambiental, a secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, em parceria com a secretaria de Educação e Cultura, realizará a 11ª edição da Semana do Meio Ambiente. O evento acontece na quinta-feira e na sexta-feira (11 e 12), e estará aberto ao público das 9h às 16h, no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, em Atafona.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Kleiton Luiz, a temática da semana fará referência a unidades de conservação, preservação das tartarugas marinhas, preservação da flora nativa e reciclagem de resíduos sólidos. A abertura oficial está prevista para quinta-feira, às 10h.
A secretária de Educação e Cultura, Leide Cristina Soares, ressaltou que toda a rede municipal está envolvida nas ações de preservação ambiental desenvolvida dentro das escolas, porém foram selecionados 1.320 alunos para participação direta na Semana do Meio Ambiente. “Disponibilizamos o transporte para 33 escolas, sendo que 40 alunos de cada uma delas irão representá-las no evento, se tornando agentes multipicadores dos ensinamentos aprendidos”, disse.
Programação – Dentro da programação haverá gincana ecológica, mostra de trabalho de gerenciamento de resíduos sólidos e palestra sobre elaboração de eventos ambientais, ministrada pelo secretário de Planejamento de São João da Barra, Sidney Salgado, além de exposição de trabalhos ambientais realizados por estudantes do município. A empresa Acciona, que atua no Porto do Açu, ficará responsável pela palestra sobre reciclagem e a Technip – outra empresa com atuação no porto – apresentará um teatro ambiental.
Os locais em São João da Barra que deverão ser protegidos como Unidade de Conservação serão apresentados ao público. São eles: Lagoa Salgada, Lagoa de Iquipari, Mata da Estrada da Pedra e uma unidade de conservação já existente que é a APA da CEHAB. Já o projeto TAMAR participa mostrando aspectos relativos à preservação da tartaruga marinha. Mudas de espécies nativas produzidas na fazenda Caruara serão distribuídas pela empresa Prumo.
Completam a programação orientação, pela Cooperativa Recicla Mais, sobre a destinação dos resíduos produzidos durante o evento, palestra sobre a relação da não preservação do meio ambiente com os desastres ambientais, apresentação das atividades ambientais desenvolvidas ao longo dos anos pelo Parque Estadual da Lagoa do Açu (PELAG), visitação aos experimentos de física, matemática, biologia e aquários no Espaço da Ciência e entrega do certificado para os 10 monitores treinados pelas secretarias de Meio Ambiente e Educação.
Fonte: Secom – SJB