Dezenove alunos do Instituto Federal Fluminense São João da Barra estão participando da 16ª edição do Desafio Solar Brasil Enel (DSB), competição de barcos movidos à energia solar, que acontece de 31 de julho e 6 de agosto, na Praia de Icaraí, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, com uma mensagem clara: o futuro sustentável é conduzido por energias limpas.

O Desafio é uma regata de barcos movidos à energia solar que visa estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas, bem como divulgar o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviço, recreio e transporte de passageiros. É também uma realização do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social / UFRJ (NIDES) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, em conjunto com o Laboratório de Fontes Alternativas de Energia da UFRJ (LAFAE)e a engenharia mecânica da UFRJ/Macaé.

Solaris é uma equipe multicampi composta por servidores e alunos dos Institutos Federal Fluminense dos Campus São João da Barra, Cabo Frio e Polo de inovação. A equipe desenvolve um projeto de barcos movido a energia solar para competir e estimular os alunos a atividades extracurriculares, trabalho em equipe, competência em sua determinada área e responsabilidade.

Atualmente, a Solaris além de competir com um catamarã conta também com uma inovação para auxiliar nas suas atividades. Telemetria desenvolvida por integrantes da equipe Helmut Dias Becker e Saulo de Társio Silva Sousa, consiste em um sistema de monitoramento dos dados de corrente do motor, tensão das baterias principais e auxiliares, tensão das placas solares e posicionamento do barco via GPS. Com isso, irá transmitir os dados do barco em tempo real para uma base portátil em terra, permitindo assim, via aplicativo de celular, o acompanhamento por qualquer pessoa cadastrada no sistema da equipe, das informações do barco durante as provas.