Atuando em uma sessão, como se fossem vereadores, sete estudantes do município de São João da Barra participaram do Projeto Parlamento Jovem, realizado pela Câmara, na tarde desta terça-feira (3). Durante o evento, que está na 8ª edição, eles puderam apresentar e discutir seus próprios requerimentos e indicações.
O projeto foi bastante elogiado não só pelos participantes, como também pela plateia. “Achei muito legal e divertido. Foi uma experiência única!”, disse Laura da Rocha Souza, que tem 11 anos e estuda na Escola Municipal Belmiro Ribeiro Alves. Quem também ficou com os olhos brilhando foi a dona de casa, Ana Maria Veras da Silva, vendo a neta, Larissa Veras da Silva Berto, do Colégio Cenecista São João Batista, na presidência da sessão. “Achei maravilhoso! Os jovens estavam muito desembaraçados”, observou.
Gustavo da Silva Ribeiro (do Instituto Federal Fluminense); Kelly Linhares Gomes (Colégio Estadual João Coelho da Silva); Karlos Raphael Sá de Carvalho (Escola Municipal Doutor Newton Alves); Maria Teresa de Almeida Cardoso (Centro Educacional Pequena Isa) e Lucas Pessanha Machado da Silva (Centro Educacional Rico Talento) foram os demais participantes. Eles estão cursando entre o nono ano do ensino fundamental e o terceiro ano do ensino médio.
Os vereadores elogiaram a atuação dos alunos, destacando a importância do projeto para a cidadania. “Vocês hoje deram um show aqui e a gente só tem a aprender com vocês. Foram muitos assuntos pertinentes. Gostei muito da colocação de todos, pois vimos a preocupação com o futuro da nossa cidade”, observou o presidente da Câmara, Alan de Grussaí.
Como começou – O Parlamento Jovem Municipal foi criado pela resolução nº 143/2013, de autoria dos ex-vereadores, Alex Firme e Aluizio Siqueira. No entanto, a primeira edição só foi realizada em 2015 (não havendo em 2020, em razão da pandemia da Covid-19). A iniciativa visa possibilitar a vivência do processo democrático, compreendendo atividades de caráter informativo relativas ao exercício da cidadania e elucidativas do funcionamento do Poder Legislativo.
A coordenadora pedagógica do Colégio Cenecista, Iriana Felipe da Silva dos Santos, também aprovou o trabalho. “Achei muito válido trazer a juventude para participar desse debate, pois o futuro está aqui!”.
Após a sessão, o diretor da Câmara, Klaus Lisboa, apresentou aos estudantes e seus familiares, como funciona o processo legislativo. Eles também visitaram os gabinetes parlamentares, os setores administrativos, além do arquivo, da escola legislativa e da biblioteca da Câmara. Os participantes ganharam um quadro e um presente da Cacau Show. O vereador Julinho Peixoto não pôde estar presente, mas foi representado por sua esposa, Élvia Andrade.
Veja, abaixo, as matérias de cada jovem vereador:
Kelly: Retorno do atendimento de fisioterapia em Sabonete e providências para a distribuição de água potável de qualidade no 5º Distrito;
Larissa: Elaboração de Plano de construção e ampliação de Rede de Esgoto e Implantação de Rede de Abastecimento de Água Potável nas localidades do 3º e 5º distritos;
Maria Teresa: Construção da Praça da Juventude nas proximidades da orla de Grussaí e criação do Programa Qualifica Jovem;
Karlos Raphael: Construção de quebra-mar em Atafona;
Gustavo: Criação de uma cooperativa de reciclagem em SJB e custeio, por parte da Prefeitura, das viagens das equipes de robótica do IFF para competições em outras cidades;
Lucas: Construção do Hospital Municipal e de um campo de futebol com pista de atletismo com medidas oficiais;
Laura: Construção de uma praça na localidade do Perigoso.