Nove alunos do ensino fundamental e médio do município de São João da Barra experimentaram, na tarde desta terça-feira (26), como é o trabalho de um vereador durante uma sessão ordinária. Eles fizeram parte da 7ª edição de Projeto Parlamento Jovem, realizado pelo Legislativo, com o objetivo de trabalhar questões como cidadania. Além de visitar os gabinetes parlamentares e os departamentos administrativos, eles participaram de uma sessão e fizeram reivindicações sobre variados assuntos.

Requerimentos aprovados – construção de uma minivila olímpica no município (Yasmin Marcilio Souza – E. M. Domingos Fernandes da Costa); construção de um prédio escolar que atenda melhor à rede municipal em Atafona (Max Daniel da Silva Oliveira – E. M. Dr. Newton Alves); incentivos à realização de atividades geradoras de fluxo turístico no município (Ana Clara Viana do Amaral Paes – Colégio Eucarístico); criação de mais horários de ônibus circulando nas localidades (Hudson de Souza Monteiro – IFF); criação de um programa de pré-vestibular social em SJB (Kauã de Azevedo Amaral – C. E. Dr. Newton Alves); maior quantitativo de salva-vidas nas praias e na Beira Rio de SJB (João Dias Queiroz – C. E. Alberto Torres).

Foto: Ascom

Indicações aprovadas – ligação do “castelo d’água” em Sabonete e asfaltamento da Rua do Meio, depois da Escola Luis Delio de Mendonça até a Praça de Campo de Areia (Manuella dos Santos – E. M. Luís Délio Mendonça); criação de políticas de incentivo ao primeiro emprego (Ana Clara); solução para o problema da falta de água potável no 5º Distrito (Guilherme de Almeida Pessanha – C. E. João Coelho da Silva); ações por parte da Prefeitura visando à melhoria do ensino (Hudson); transferência da Farmácia Pública para mais perto do Centro de Emergência (João); indicação do nome da professora Dircélia Amaral Cravo à escola do segundo segmento de Atafona (Kauã); criação de um centro de fisioterapia com hidroginástica em Mato Escuro e substituição de lâmpadas queimadas nas comunidades (Maria Fernanda Araújo da Silva – CMEA I).

Ao final, todos os vereadores parabenizaram os alunos e elogiaram os assuntos que eles trouxeram para o plenário. Também disseram que aprenderam bastante com os jovens. “Quero parabenizar cada participante do Parlamento Jovem, seus familiares e educadores, pois cada um aqui representou muito bem o seu distrito. Temos muitos talentos aqui no nosso município e as reivindicações foram muito pertinentes. A gente precisa de jovens na política pública e social, trazendo seus conhecimentos”, disse o presidente da Câmara, Alan de Grussaí. Ao final, os participantes foram homenageados com um quadro, uma caneca e um fone de ouvido.