A estilista sanjoanense Carol Lobato que assinou mais de 50 figurinos do musical ‘O Grande Circo Místico’recebeu o destaque na categoria figurino no 9º Prêmio APTR de Teatro, patrocinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e Tv Globo, que aconteceu no dia 24 de março de 2015, terça feira, às 20h, no Imperator.
O musical celebrou os 70 anos de seus compositores e ainda teve mais quatro indicações no Cenym 2014: Melhor Qualidade Técnica, Melhor Iluminação, Melhor Maquiagem e Melhores Adereços.
A grande homenageada da noite foi Glória Menezes pelos 80 anos de idade e 55 de carreira, uma das mais prestigiadas atrizes do país. “Pensamos numa festa inspirada nas alianças, nas formas com que os trabalhos e criações imprimem e são impressos, no sentido de que é através do casamento, da parceria, das conexões, que se faz teatro de qualidade, e assim se realiza teatro no Rio”, explicou César Augusto, diretor do Prêmio de 2015. Ao todo são 13 categorias. Em cada uma delas, havia um mínimo de 4 e um máximo de 5 indicados.
Neste ano os entregadores foram formados por “casais profissionais” ou “casais casados”, entre eles: a produtora Norma Thire e o ator Tadeu Aguiar; o iluminador Maneco Quinderé e a atriz Luciana Braga; os atores Guilherme Leme e Vera Holtz; o presidente da APTR Eduardo Barata e a atriz Françoise Forton; Alexandre Borges e Julia Lemmertz, entre outros. O 9º prêmio APTR foi apresentado por Cláudia Raia e Ney Latorraca. Apenas o ganhador da categoria criada especialmente para homenagear os mais fiéis parceiros do teatro já estava escolhido: restaurante La Fiorentina.
Os vencedores nas categorias de: Autor, Direção, Cenografia, Figurino, Iluminação, Ator em papel protagonista, Atriz em papel protagonista, Ator em papel coadjuvante, Atriz em papel coadjuvante, Música, Produção, Espetáculo e Especial, receberam prêmios de R$ 15 mil. Exceto a categoria “Melhor produção”, R$ 20 mil, esta, já votada e escolhida pelos associados da APTR. O júri do prêmio foi composto por Bia Radunski, Daniel Shenker, Lionel Fischer, Macksen Luiz, Patrick Pessoa, Rafael Teixeira, Rodrigo Monteiro, Tania Brandão, Gilberto Bartholo, Reinaldo Ferreira, além do voto do colegiado da APTR que tem peso dois. Nesta edição a campeã de indicações foi a a peça “Samba Futebol Clube”, que aparece em 6 categorias, seguida por “Beije minha lápide”, com 5 indicações.
A festa de premiação contou com show de Mark Lambert e banda, apresentando um repertório que passa por MPB, samba, chorinho, funk, bossa nova, entre outros. Com uma trilha definida especialmente para comemorar o aniversário da cidade maravilhosa, as canções pontuaram todo o prêmio, acompanhando as projeções que trouxeram uma retrospectiva da história teatral da cidade nos últimos 450 anos. “As músicas estão no imaginário do carioca e fazem parte de sua memória afetiva. Estamos fazendo um levantamento iconográfico em vários centros de documentação, acervos pessoais, livros, para mostrar a história do Rio através da cultura. São quase 2 séculos de teatro dentro da cidade!”, revelou César Augusto.
Conheça os vencedores do 9º Prêmio APTR.
AUTOR
GUSTAVO GASPARANI / Samba Futebol Clube
MARCIA ZANELATTO / Desalinho
DIREÇÃO
CHRISTIANE JATAHY / E Se Elas Fossem Para Moscou?
CENOGRAFIA
DANIELA THOMAS / Beije Minha Lápide
FIGURINO
CAROL LOBATO / O Grande Circo Místico
ILUMINAÇÃO
DANIELA SANCHEZ / Uma Vida Boa
ATOR EM PAPEL PROTAGONISTA
MARCO NANINI / Beije Minha Lápide
ATRIZ EM PAPEL PROTAGONISTA
DEBORA FALLABELA / Contrações
YARA DE NOVAES / Contrações
ATOR EM PAPEL COADJUVANTE
ISIO GHELMAN / A Estufa
ATRIZ EM PAPEL COADJUVANTE
SOLANGE BADIN / As Bodas de Fígaro
MÚSICA
TIM RESCALA / O Pequeno Zacarias – Uma Ópera Irresponsável
ESPETÁCULO
SAMBA FUTEBOL CLUBE
Categoria ESPECIAL
FREDERICO REDER – Pela gestão do Theatro Net
PRODUÇÃO
PRIMEIRA PÁGINA – O Grande Circo Místico
Fonte: portaldovillarino