Parceria entre Porto do Açu e Sebrae Rio já capacitou 30 empreendimentos inovadores no Norte Fluminense

De 10 a 28 de julho, o Porto do Açu e o Sebrae Rio estão com inscrições abertas para o Startup Win Ideação pelo link: https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/edital-porto-do-acu. Na terceira edição deste programa gratuito de capacitação, com oficinas e consultorias coletivas e personalizadas, são oferecidas vagas para 15 equipes de startups do Estado do Rio de Janeiro. Cada uma deve inscrever no mínimo três participantes, incluindo ao menos um morador do Norte Fluminense.

“O Startup Win contribui para que negócios inovadores se estruturem e conquistem os investidores com seus diferenciais, ao mesmo tempo em que estimula a geração de soluções para desafios do mercado”, afirma o coordenador do Sebrae Rio no Norte Fluminense, Guilherme Reche.

As startups selecionadas terão acesso a 58 horas de aulas e mentorias no formato remoto, entre os meses de agosto a novembro. O objetivo é contribuir para a criação ou a melhoria de gestão da startup, envolvendo ações como oficina de pitch eficaz, modelagem e validação de negócios. Ao final da trilha de capacitação, as startups terão a oportunidade de apresentar suas ideias para investidores.

“Além de promover um ambiente de troca e aprendizado entre as startups selecionadas, o programa proporciona uma mentoria sobre cada uma delas, dando aos participantes a chance de expor e vender suas soluções para quem está em busca delas no mercado. Estamos muito entusiasmados com mais essa edição do Startup Win”, declara o gerente de Relacionamento com Comunidade do Porto do Açu, Wanderson Sousa.

Como o projeto trabalha com startups na fase de ideação, não é necessário ter CNPJ para se inscrever. Os integrantes das equipes precisam ser maiores de 18 anos, incluindo um residente em um desses municípios: Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana ou São João da Barra.

Captação de investimentos e aquisição de clientes são desafios

As duas edições anteriores do Startup Win Ideação Porto do Açu receberam 269 inscrições. Das 30 equipes participantes, 13% se formalizaram e 27% criaram ou aperfeiçoaram produtos e serviços. Elas apontam a captação de investimentos e a aquisição de clientes como principais dificuldades enfrentadas no gerenciamento do negócio.

A trilha de capacitação é vista como uma forma de ampliar os horizontes e organizar melhor o negócio. Foi o que aconteceu com Bernato Brito, CEO da Autonomia Tech, que em 2022 era uma startup focada na sustentabilidade industrial que buscava criar um sistema de propulsão auxiliar para rodas de motos.

“Com o Ideação nós conseguimos escalonar nosso projeto para que ele pudesse aumentar a economia de energia de tudo o que gira. As capacitações nos ajudaram a aumentar muito”, disse o empreendedor.