_MG_0599

Foto: Elder Amaral

O escritor e jornalista Carlos A. A. de Sá lançará seu 20º livro intitulado ‘Crônicas Escolhidas’, às 19 horas desta segunda-feira, 22, em sessão comemorativa do 76º aniversário da Academia Campista de Letras, localizada próximo ao Jardim São Benedito, em Campos dos Goytacazes.

De acordo com o jornalista, Carlos Sá, o convite para prestigiar o evento extensivo aos sanjoanenses e amantes da cultura.

– Dedico esta nova obra aos meus amigos escritores, destacando a presença da linguagem popular de São João da Barra neste livro. É mais um trabalho feito com carinho e amor para os leitores que sempre acompanham minhas obras -, disse Carlos.

11653267_852684698148587_1676483803_n

Foto: Elder Amaral

Na crônica, o escritor aborda problemas de meio ambiente, do rio Paraíba do Sul e conta com fatos da história de São João da Barra.

Acompanhe os textos do escritor e jornalista pelo blog no endereço: http://carlosaadesa.wordpress.com/

Prêmios literários

Menção honrosa com o conto ESTÓRIA DE NUNO ALVES, O MARUJO SEM CORAÇÃO, no III Festival Brasileiro de Literatura, de Teresópolis/RJ.

Medalha de prata para POEMA PARA MEU PAI na XI Festa da Inteligência, pela Academia Valenciana de Letras, Valença/RJ, 1970.

Menção honrosa para o livro de poesias CANTO TENTADO no Prêmio Fernando Chinaglia II, da União Brasileira de Escritores – UBE, 1970.

Vários poemas de CANTO TENTADO, antes de fazerem parte do livro, foram premiados pelo jornal O FLUMINENSE, de Niterói/RJ, em seu concurso mensal, em 1970.

Os três primeiros contos do livro RAÍSKA foram premiados no concurso de contos “José Cândido de Carvalho” da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, de Campos dos Goytacazes/RJ, noa anos de 1991/92 e 93.

Outras atividades

* Criou em 2000 a CASA DE CULTURA ZENRIQUES, por seus próprios meios, na rua do Rosário 155, Centro, em São João da Barra/RJ. Além de fotos e documentos históricos, a Casa oferece biblioteca com livros de autores internacionais, nacionais, regionais e locais. É freqüentada por estudantes e pesquisadores.

* Pertence ao Instituto Campista de Literatura, onde ocupa a cadeira nº 12, desde novembro de 1965. É sócio correspondente da Academia Campista de Letras, desde dezembro de 2006.

* Matriculado como jornalista na Associação Brasileira de Imprensa – ABI, Rio, sob o nº 1.555 e na Associação de Imprensa Campista, carteira nº 07/06.

* A pedido da secretaria municipal de Educação e Cultura de São João da Barra, preparou os originais da obra “HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO E POVOAÇÃO DE SÃO JOÃO DA BARRA” de Fernando José Martins, edição de 1868, promovendo a atualização ortográfica e um pequeno glossário sobre termos usados na época em que foi escrita e uma mini-biografia do autor. O livro foi re-editado pela prefeitura em 2005.

* Proferiu palestras, a convite, sobre a história de São João da Barra, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB, no Rio de Janeiro; em Campos, na Casa Brasil-Portugal, Universo e Faculdade de Filosofia, e em São João da Barra, no Colégio Cenecista S. João Batista e na EE Admardo Alves Torres, em Grussaí.