Documento que reconhece a atividade foi entregue na comemoração de um ano da Casa do Artesão
A entrega, neste sábado, 26, da Carteira Nacional do Artesão foi um presente para 46 artesãos do município, que também celebraram o primeiro ano de funcionamento da Casa do Artesão Sanjoanense, em Atafona. Além de reconhecer oficialmente a atividade dos artesãos, a ação simboliza o fortalecimento do setor local.
A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, em parceria com o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. A solenidade contou com a presença do coordenador geral do programa, Marcel Vasconcelos (Cecel), da assessora Úrsula Hallais e da responsável pelo Turismo Religioso da Secretaria de Estado de Turismo, Natcha Dias. O secretário de Turismo e Lazer, Flávio Raposo, o subsecretário, Fábio Pedra, e as coordenadoras Vânia Pantoja e Fran Toledo receberam a comitiva do governo estadual.
Subsecretário, Fábio Pedra falou sobre a conquista. “A entrega das carteiras representa não apenas o reconhecimento oficial da atividade artesanal, mas fortalece o setor. Cada vez que alguém compra uma peça de um artesão, leva junto um pouco de São João da Barra e as lembranças do que viveu em nossa cidade. Isso nos deixa muito felizes”, destacou.
A emissão das carteiras teve início em agosto de 2024, com o cadastramento dos artesãos e a capacitação dos gestores municipais. A partir daí, a equipe do Projeto Artesanato de São João da Barra, em parceria com o Governo do Estado, realizou a curadoria dos produtos, etapa fundamental para a validação e inserção dos dados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Uma nova etapa de cadastramento de artesãos está prevista para agosto deste ano.
Coordenador estadual, Cecel Vasconcelos parabenizou o município. “A gente fica muito feliz de estar aqui, nesse município que a gente ama, que é São João da Barra, para entregar a Carteira Nacional do Artesão. Essa carteira traz reconhecimento e valorização dessa classe tão importante”, afirmou, lembrando que o setor movimenta mais de 70 bilhões de reais anualmente no Brasil.
A artesã Ivone Flores falou sobre a emoção de receber o documento. “É uma vitória e uma alegria conseguir essa carteira. É importante porque mostra o que eu sou: uma artesã. Estou muito feliz, foram 10 anos de espera”, comemorou.
A Casa do Artesão Sanjoanense está localizada na Rua Carmelita Moraes Nassif, 40, em Atafona, e funciona das 10h às 18h.
Fonte: Secom