A Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Saúde e em uma parceria com o “Programa Capacita Coren”, do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), realizou nesta terça-feira, 18, o Curso de Interpretação de Exames Laboratoriais para 150 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem das redes pública, privada e de empresas prestadoras de serviço no município. O objetivo é evitar negligência, imprudência ou imperícia no exercício da profissão.
“A capacitação continuada é sempre importante para permitir que os profissionais possam exercer um trabalho com mais qualidade e esse curso vem complementar essa capacitação visando garantir um bom atendimento à saúde da população. Agradecemos ao Coren por estar desenvolvendo essa ação e a participação da nossa equipe de enfermagem que aderiu da forma assertiva a essa iniciativa”, declarou a secretária municipal de Saúde, Arleny Valdés Arias.
O curso foi ministrado pela conselheira titular e coordenadora das Subseções do Coren-RJ, Míriam Salles Pereira. “A proposta não foi só manter os profissionais mais qualificados, mas que eles possam atender melhor as demandas através de uma interpretação correta dos exames como, por exemplo, o hemograma completo, que é de urgência e emergência muito utilizado para avaliar questões como anemia, distúrbios infecciosos e de coagulação sanguínea, entre outras áreas afins”, explicou Míriam.
– Esse curso é de extrema importância, pois é o enfermeiro que estará gerindo os momentos mais críticos do paciente, identificando a gravidade para acionar a equipe médica. Estou muito lisonjeada em estar participando com minha equipe sem precisar nos deslocarmos a outro município para ter acesso a este curso que trouxe benefícios para a qualidade na assistência do paciente em nossa cidade – enfatizou Caroline Roque, coordenadora de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra.
O evento contou com a presença do coordenador do Coren da Região Norte, Antônio Carlos Rodrigues dos Santos, e da subcoordenadora do Programa Capacita Coren, Daiana Figueiredo. Da Prefeitura, o chefe de Gabinete, Alexandre Magno Estefan, o procurador Sérgio Vitor Lobato e, representando a Secretaria Municipal de Saúde, o subsecretário Pedro Bastos, a coordenadora geral Ardalla Felippe, a coordenadora de Enfermagem, Geisa Segundo, a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência, Keth Fernandes, e a coordenadora de Atenção Primária, Luiziane Ambrósio.
Fonte: Secom