Evento acontece no próximo domingo, 11 de outubro, na localidade de Cajueiro, em São João da Barra 

Foto: Divulgação

Bike, bicicleta, magrela… Não importando como são chamadas, elas estão pelas ruas, cada vez mais modernas, e com número crescente de adeptos e apaixonados. Mas tem gente que prefere as do passado, como é o caso do empresário e restaurador da localidade de Cajueiro, em São João da Barra, Luís Márcio das Chagas. No próximo domingo, dia 11, a partir das 8h, em Cajueiro, ele realiza o terceiro Encontro de Bikes Antigas, com apresentação de 25 exemplares, sendo 18 da sua própria coleção.

Duas novidades na exposição são as réplicas de uma bicicleta de 1905 do Corpo de Bombeiros e uma militar, remetendo a um dos modelos usados pelos soldados na Segunda Guerra Mundial.  O encontro, para visitação, será em frente à loja de Luis Márcio, às margens da BR 356. Segundo o organizador, o local é aberto, mas neste período de pandemia, o uso de máscara é obrigatório.

A primeira restauração, ele conta, aconteceu em 2015, quando deixou uma Goricke dos anos 50 novinha para fazer bonito na sua festa de casamento. “Em 2016 realizei o primeiro Encontro e o segundo em 2018. Já repliquei e restaurei umas 100 bicicletas. Dessas, 25 são da minha coleção”, ressalta Luís Márcio.

Microempreendedor Individual (MEI), ele não tem parceiros nesses projetos de restauração, que podem durar de 5 meses a mais de ano, dependendo da condição da bike ou do modelo, já que algumas peças precisam ser refeitas ou garimpadas na internet.

“Esse tipo de trabalho na nossa região é um pouco fraco, mas tenho incentivado os amigos que passaram a gostar. As exposições também chamam bastante atenção do público para o trabalho”, disse.