Com sensação de dever cumprido, foi realizado na segunda-feira, 26, o encerramento oficial da campanha Outubro Rosa, em São João da Barra. Objetivando alertar e sensibilizar a sociedade e, especialmente, as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de São João da Barra, através da secretaria de Saúde, realizou uma série de atividades em diversas localidades do município. Na oportunidade, foi apresentado o Calendário da Mulher, visando estimular não só a prevenção do câncer de mama como de outras doenças.
Segundo a secretária de Saúde, Denise Esteves, a campanha traz luz à importância da prevenção do câncer tanto para as mulheres quanto para os homens.
“Parabenizo a todos envolvidos pelo excelente trabalho junto à população durante as atividades. Agradeço a todas secretarias parceiras que contribuíram para valorizar a campanha. A secretaria de Saúde está pronta para atender a todos. Sabemos do sofrimento causado pelo câncer de mama e da importância do diagnóstico precoce para o tratamento. Saibam que a prefeitura conta com uma importante rede de enfrentamento a esta doença e não tem se omitido de sua responsabilidade”, ressaltou.
Vale lembrar que no período de janeiro de 2013 a agosto de 2015 foram realizadas mais de 46 mil consultas de ginecologia, 1.941 de mastologia, 7.243 exames citopatológicos (prevenção do câncer do colo do útero), 2.175 exames de mamografia, 201 cirurgias da patologia cervical, 55 cirurgias da mastologia onde foram detectados e se encontram em fase de tratamento 6 casos de câncer.
O calendário de eventos foi promovido também pela equipe do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), que criou a “Caravana Rosa”, através de um ônibus que percorreu o município convidando a população a participar das palestras relacionadas ao assunto. As atividades do Outubro Rosa contaram com apoio das empresas CamposTur e do Grupo Toquino.
“Contamos com uma excelente participação da população, inclusive homens que assistiram palestras. A campanha cresce significativamente a cada ano. E com isso temos novos parceiros pelo caminho. O mais importante é a conscientização das nossas mulheres. Ficamos felizes por mais um ano do Outubro Rosa”, relatou a coordenadora do PAISMCA, Suzana Lisboa.
Fonte: Secom-SJB