A sessão da Câmara de São João da Barra desta terça-feira (31) teve início com a aprovação de mais uma moção de repúdio à concessionária Enel. Desta vez, feita pelo vereador Analiel Vianna. A outra moção de repúdio à Enel foi aprovada no dia 03 deste mês. “Não é mais cabível tolerarmos os absurdos que esta empresa vem prestando”, desabafou Analiel, acrescentando que, recentemente, moradores e comerciantes do 5º Distrito ficaram vários dias sem luz. “É um descaso total, inclusive, com postes prestes a cair e machucar as pessoas, inclusive, fatalmente, e nada se resolve”.

Os demais vereadores pediram para assinar em conjunto. O presidente da Casa, Alan de Grussaí, lembrou que São João da Barra sofre há anos com esse problema. “É poste de madeira pelas ruas; é poste sendo segurado por fios… São muitos problemas! A Enel só quer receber as contas, mas, responsabilidade, não tem nenhuma. Precisamos fazer uma audiência pública aqui na Casa e, se não resolver, judicializar a empresa”, concluiu.

O plenário também aprovou requerimento de Junior Monteiro, ao Governo do Estado, cobrando o recapeamento asfáltico da RJ 240 de Azeitona ao Açu. Julinho Peixoto fez dois requerimentos à Secretaria Municipal de Meio Ambiente: ligação do castelo d’água de Bajuru e limpeza das ruas da praia do Açu com a retirada das areias que se acumulam com o vento forte.

Fábio Pedra requereu à Secretaria de Saúde, o envio de um projeto ao Legislativo, para ser aplicado o ano todo, enfatizando a importância da prevenção ao câncer, principalmente, o de mama, fornecendo condições de realização de exames de mamografia e ultrassonografia aos munícipes. Ele também presenteou, com um buquê de rosas, a vereadora Sônia Pereira, representando todas as sanjoanenses.

Já o vereador Alan requereu à Secretaria de Obras, a substituição da iluminação pública por lâmpadas de led nos bairros localizados do outro lado da Lagoa de Grussaí. À Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Alan requereu a elaboração de um projeto para a colocação de câmeras de reconhecimento facial em pontos estratégicos (entrada e saída de SJB e nos demais distritos), além da instalação de novas câmeras de monitoramento por todo o município. Elisio Rodrigues fez requerimento à Enel, pedindo a extensão da rede de energia, com a colocação dos postes, na Rua Valmir Riscado Canela, em Cajueiro.

Indicações – reparo na iluminação do campo de futebol society no Açu (Junior); reforma/ampliação da creche de Roças Velhas (Elisio); reforma/ampliação do cemitério de Amparo (Carlos Machado da Silva – Kaká); aquisição, por parte do Executivo, de um terreno para construir as casas dos moradores que residiam no Pontal de Atafona e que se encontram no ‘Aluguel Social’ (Fábio); reforma/nivelamento do calçamento das ruas Amaro de Souza Paes e Artur Antunes de Almeida, no bairro Água Santa (Kaká); instalação de uma Farmácia Municipal em Atafona, das 7h às 17h e construção de quebra-molas perto da Colônia de Pescadores, também em Atafona (Sonia).

A Casa também aprovou uma moção de aplausos, feita por Analiel, aos servidores públicos do município cujo dia foi comemorado no último sábado. E outra moção, de Chico da Quixaba, ao ex-prefeito Betinho Dauaire, que fez aniversário recentemente.