Com objetivo de construir políticas públicas cada vez mais eficazes e capazes de propiciar segurança para população, a Prefeitura apresentou na reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de São João da Barra, nessa quarta-feira, 29, o início da elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública. O trabalho de elaboração prossegue junto às secretarias municipais, instituições ligadas à segurança, representantes da sociedade civil organizada, câmaras técnicas e grupos específicos.

O secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, explica que a elaboração do Plano Municipal de Segurança é fundamental para o fortalecimento e implementação das ações. “Será possível promover ainda mais a gestão integrada, bem como disponibilizar ainda mais recursos humanos e materiais para garantir a implantação de políticas públicas voltadas à segurança. Com isso, haverá o aprimoramento do sistema de segurança pública com ações de modernização, qualificação e interação dos profissionais na prevenção e combate à violência e garantia dos direitos humanos”, completou o secretário.

Na reunião foram apresentados dados que apontam para reduções de indicadores importantes de violência e do cumprimento das metas estabelecidas pelo Instituto de Segurança Pública. Resultados positivos como na atuação da Patrulha Maria da Penha, com o atendimento a 30 mulheres vítimas de violência no período de seis meses, e a atuação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, com 140 salvamentos sem registro de óbito no período do verão. Houve, também, o alinhamento das ações voltadas à segurança no ambiente escolar, feitas pelos policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança ( Proeis) e pela Guarda Civil Municipal, na Ronda Escolar.

A reunião contou com a presença do comandante da 5ª Companhia de Polícia Militar, tenente Luciangelo Correa, do comandante do Destacamento 3/5 do Corpo de Bombeiros de SJB, primeiro-tenente Rafael Mesquita, do inspetor da 145ª Delegacia de Polícia Civil, Diego Suisso, do presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/12ª Subseção, Gilson Gomes, do presidente da Associação Municipal dos Guardas Municipais, Rodrigo Figueiredo, e do presidente interino do Conselho Comunitário de Segurança, Elielson Rocha.

Também participaram o subsecretário municipal de Segurança Pública, Arthur Miller, o comandante da Guarda Civil Municipal, Rogério Constâncio, o coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Luiz Marcos Teixeira, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Marco Antônio Ribeiro da Silva, a secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Barbosa Gomes, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Josinea Ribeiro, e o subsecretário de Educação, Claudio Andrade.

Fonte: Secom