No primeiro momento o curso é direcionado aos professores da rede; caso as vagas não sejam preenchidas, a Semed abrirá inscrições para a comunidade

A coordenação de Educação Especial Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São João da Barra está com inscrições abertas, até o dia 2 de agosto, para o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), nos níveis básico, intermediário e conversação. Os interessados devem ter Ensino Médio completo para concorrer às 60 vagas disponíveis, sendo 20 para cada nível. As inscrições devem ser feitas por e-mail (coordenacaoed.especialsjb@gmail.com) e conter as seguintes informações: nome completo, CPF, RG e número de contato.

Será enviado e-mail confirmando a matrícula. Neste primeiro momento, o curso é direcionado aos professores da rede. Caso as vagas não sejam preenchidas, a Semed abrirá inscrições para a comunidade. O curso tem início na segunda-feira, 5 de agosto, no Palácio Cultural, situado a rua Senhor dos Passos, 121, nos horários de 9h às 11h, 13 às 16h e, à noite, das 18h às 20h, de acordo com o nível escolhido. A duração é de seis meses (40 horas).

A Língua Brasileira de Sinais é imprescindível para a inclusão de pessoas surdas em nosso país. O curso será ministrado por profissionais da rede municipal de educação: a pedagoga Adriana da Silva Santos, que é surda; Paloma Azevedo, Mestra em Letras/Libras e Gabrielle Elias, Mestra em Letras/Libras — as últimas, respectivamente, ouvinte/intérprete.

Franci Nogueira, coordenadora do setor de Educação Especial, diz que o objetivo do curso é cumprir o eixo do Plano Municipal de Educação que é a formação dos profissionais da rede na área de Educação Especial. “Percebemos uma grande dificuldade na contratação, via concurso público, de profissionais com formação na área de Libras. Queremos motivar os profissionais da Educação e incentivar a comunicabilidade dentro do espaço escolar”, pontua.