O evento faz parte do aniversário de SJB e contará, também, com a entrega de 45 títulos de cidadania
Como parte dos festejos dos 164 anos de elevação de São João da Barra à categoria de cidade, a Câmara de Vereadores vai realizar hoje (24), às 20h, a entrega da Medalha do Mérito Barão de Barcelos ao ex-prefeito Genecy Mendonça (Dodozinho). A cerimônia acontecerá no Grupo da Terceira Idade Maria Júlia Aquino, onde ocorrerá, ainda, a entrega de 45 títulos de cidadania.
Segundo o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira, Dodozinho (96 anos) é ícone da moralidade política e maior político de São João da Barra nos últimos tempos. “Ele merece todas as homenagens possíveis! Muito obrigado, em nome da Câmara, por tudo que desbravou pelo nosso município”, destaca.
Biografia – Com quatro filhos, seis netos e cinco bisnetos, Dodozinho ganhou esse apelido por sempre se doar às causas de sua comunidade. Como cidadão, fez a ponte de Água Preta (junto com amigos, a cavalo) e foi responsável por “rasgar” as estradas no 5º distrito. “Todas as estradas que têm lá fui eu que abri; o povo me chamava de “dono das estradas”. Naquela época, era tudo areia e água, muito sacrifício”, lembra o sanjoanense, que ficou também conhecido por dar carona às professoras que lecionavam no “sertão” (termo usado na época para se referir a São Francisco de Itabapoana antes de se emancipar de São João da Barra).
Dodozinho decidiu entrar para a política na década de 70, depois que presenciou o assassinato do vice-prefeito da época, Manoel José Viana de Sá (Sazinho) quando eles estavam em um velório no cemitério do Caju em Campos. “Pensei: vou entrar para a política para mostrar que isso não é coisa que se faça”, recordou, indicando em suas palavras para uma possível motivação política para o crime, ocorrido na segunda metade da década de 1960.
Estreou como vice-prefeito de 1971 a 1972. Foi prefeito por dois mandatos: de 77 a 82 e de 89 a 92. E continuou na política como vice-prefeito de 1997 a 2000 e de 2005 a 2012. Dodozinho, que atualmente ocupa o cargo de subsecretário de Obras, guarda com carinho alguns de seus feitos como prefeito. “Construí escolas, fiz a passarela e a ponte de Grussaí, a iluminação de todo o 5º distrito, fiz a rodoviária de São João da Barra e a abertura da avenida litorânea de Atafona a Grussaí”, recorda.
Ele é considerado “patrimônio político de SJB” e agradece a Deus e ao povo por isso. “Tudo o que Deus faz para mim está bom! Já pensou você entrar em uma sala com mil pessoas e não encontrar ninguém para falar mal de você?”
Em 2006, Dodozinho recebeu da Prefeitura, a Medalha Barão de São João da Barra. Em 2008, recebeu homenagem da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza (Açu) que fundou a Banda Marcial Genecy Mendonça. O ex-prefeito goza de uma invejável saúde, com a pressão arterial sempre em 12 por 8 e sem nunca ter precisado de óculos. Não tem restrição com a alimentação e adora uma sopa. “Durmo bem, como de tudo e não sou proibido de nada”, orgulha-se o flamenguista que acorda às 5h a faz questão de fazer o café da manhã.
AGRACIADOS COM TÍTULO DE CIDADANIA SANJOANENSE – 2014
Alex Firme
Climara Pinheiro da Silva
Valnéia Laurindo Coutinho
Salvador Adilson Tavares
Fábio Oliva de Menezes
Artur Bezerra da Silva Filho
Aluizio Siqueira
Padre Marcos Paulo Pinalli Costa
Seitiro Henriques Kanzitsu Damas
Julio Cesar Nunes Barbosa
Arthur Fernandes Costa
Jorge Luiz Andrade
Carlos Machado da Silva (Kaká)
Joyce Rios Lobo
Silvio Cesar Florindo
Carlos Alberto Freitas da Cruz
Vilma Maria Conceição das Chagas
José Antonio Barbosa Lemos
Elísio Rodrigues
Viviane de Aquino
Marcelo Vivório Alves
Lucio Flávio de Moraes Won Held
Felipe dos Santos Peixoto
Tânia Ferreira da Silva
Eziel Pedro
Jorge Jose da Silva Vieira
José Alves Martins
Redy Lopes de Souza
Colbert Brandão Junior
Luciano Alves Pinheiro
Franquis Arêas
Marilzete Teles de Almeida
Grazielly da Silva Rangel Almeida
Fernando Gomes Joviano de Mello
André Luiz de Castro Romeu
Adelma Barreto Marques
Jonas Gomes
Alicinéia de Azeredo Gama
Kleyton Luiz Calado da Rosa
Alexandre Tadeu Barros Esteves de Araújo
Orlênia Maria de Faria Rangel Mesquita
Célio Ribeiro
Soninha Pereira
Fabiana de Melo Catalani Rosa
Maria Aparecida Pereira Fontes
Tania Scher Campinho
Antonio Assunção Rosa
Everton Amaral Mothé
Ronaldo Gomes
José Carlos dos Santos
Edson Paes Martins
André Pereira
Luiz Roberto de Oliveira Kron
Simone Sá Ozório