O mar de dívidas contraídas pela prefeitura de São João da Barra ocasionou desta vez o fechamento da principal unidade de Saúde de São João da Barra, o Centro de Emergência Dr. Pedro Otávio Enes Barreto (UPA), que fechou as portas nesta sexta-feira, 14.
Um comunicado foi colocada na porta da frente da unidade onde informa que no Centro de Emergência está atendendo somente emergência vermelha por falta de colaboradores e quem necessitar de atendimento favor procurar o PU de Barcelos ou Grussaí.
De acordo com informações obtidas através de funcionários que preferiram não ser identificados por medo de represália, disseram que são cerca de 200 funcionários na unidade entre enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, atendentes e auxiliar de serviços gerais.
– Além do atraso no pagamento que chega a cerca de 7 meses, laboratório da unidade também está com mais de 6 meses de atraso, falta materiais e que ainda não tem previsão para normalização -, disse um funcionário.
A Santa Casa Misericórdia de São João da Barra, suspendeu os atendimentos de urgência e emergência na última terça-feira, 11. Segundo a direção da unidade, que é a única maternidade pública do município, o hospital funciona somente até as 12h. Em agosto, a unidade anunciou que suspendeu a realização de partos e internações. De acordo com os administradores do hospital, a Prefeitura deve R$ 5 milhões em repasses à unidade.
Com feriado prolongado decretado pelo prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco, a equipe de reportagem do Parahybano não conseguiu respostas.
Leia também: Santa Casa de São João da Barra suspende urgência e emergência
Falta de medicamentos, material cirúrgico e de limpeza faz maternidade de SJB continuar fechada