No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, 8 de março, uma audiência pública discutiu direitos e igualdade de gêneros em São João da Barra. O evento, uma realização do Conselho Municipal de Direitos da Mulher e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, aconteceu no auditório municipal.

O encontro abriu espaço para discussões sobre questões relacionadas às mulheres na comunidade, apresentou e discutiu dados sobre violência de gênero e sugeriu ações que promovam a igualdade e o empoderamento das mulheres na sociedade.

A prefeita Carla Caputi fez parte da mesa de abertura, junto com Sharlene Barbosa, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra; Maristela Naurath, promotora de Justiça 3ª Promotoria de Tutela Coletiva do Núcleo Campos; Maria Franco, Presidente da OAB Mulher/Campos; Fernanda Pires, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de SJB; Lenilda Ribeiro da Costa, sargento da Polícia Militar e que atua na Patrulha Estadual Maria da Penha; Aline Pessanha, policial civil da 145ª Delegacia de Polícia; Leleka Franco, chefe de Gabinete da deputada estadual Carla Machado; e Carlos Machado da Silva, o vereador Kaká.

— Ser mulher não é uma tarefa fácil. Conquistamos muitos espaços, mas ainda estamos lutando por outros. Hoje é mais uma oportunidade para falar sobre nossas políticas públicas, mas principalmente para ouvir os anseios das mulheres da nossa cidade, traçar novas metas e superar esses desafios. Sei da responsabilidade de ser mulher e gestora de um município. Juntas, vamos continuar fazendo esse município crescer ainda mais — destacou a prefeita.

Após o pronunciamento das autoridades, houve apresentações dos painéis temáticos Estudo e Informações sobre a Vitimização Sofrida por Mulheres no Município de São João da Barra no Ano de 2022, Ações e Projetos para a Proteção das Mulheres, Ações, Projetos e Programas Desenvolvidos na Questão de Violação de Direitos da Mulher e Ações e Programas Voltados para a Mulher.

Também foram apresentadas as ações da empresa Porto do Açu voltadas para as mulheres e iniciativas da empresa Andrade Gutierrez para promover a inclusão e empoderamento das mulheres na comunidade local.

Coordenadoria da Mulher – Após a audiência pública, a prefeita Carla Caputi, em reunião em seu gabinete, solicitou à Procuradoria-Geral do Município um estudo para verificar a possibilidade de criação, ainda este ano, da Coordenadoria da Mulher, um órgão público dedicado exclusivamente para ações de proteção e promoção da igualdade de gêneros.

Fonte: Secom