Uma operação do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) com objetivo de combater irregularidades no transporte de funcionários do Complexo Portuário do Açu, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 22, no Açu, 5º Distrito de São João da Barra.
De acordo com informações da polícia, cerca de 23 veículos entre ônibus e vans foram multados e apreendidos.
As equipes do Detro estiveram nas proximidades do acesso ao Porto do Açu, onde retiraram de circulação e multaram três vans e 20 ônibus flagrados realizando transporte de passageiros sem autorização. O valor da multa por esta irregularidade é R$ 2.711,90, mais os custos de reboque e depósito. A ação contou com o apoio da Polícia Civil, por meio da 145ª DP de São João da Barra.
De acordo com o presidente do Detro em entrevista ao site Campos 24 horas, Carlos Luiz Martins, as ações de fiscalização vão continuar em todo o estado.
– Estamos atuando diariamente no combate às irregularidades na Região Metropolitana e no interior do estado. O transporte pirata oferece muitos riscos à população, pois muitos desses veículos não têm condições de segurança, circulam sem vistoria, além de serem conduzidos por pessoas inabilitadas. Nossa maior preocupação é com a segurança dos passageiros e a qualidade dos serviços prestados -, disse.
Desde primeiro de janeiro, em suas ações diárias de fiscalização, o Detro já aplicou 5.023 multas e apreendeu 1.772 veículos no estado. Do total de recolhimentos, 981 referem-se a ônibus, vans, kombis, carros de passeio e táxis flagrados realizando transporte irregular de passageiros. Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização. Para colaborar, os cidadãos podem utilizar a ouvidoria por meio dos telefones (21) 3883-4141 ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov. br.