Foto: Aline Carvalho

Os pesquisadores precursores da Psicologia Positiva Dr. Martin Seligman e Dr. Christopher Peterson, acreditam que as forças pessoais: a esperança, a responsabilidade e otimismo são habilidades fundamentais para o enfrentamento das adversidades, visto que favorecem a criatividade quando as coisas não vão bem e promovem a resiliência.

Quem possui essas forças compreende a realidade como é e, ao mesmo tempo, é capaz de assumir uma postura positiva em relação ao futuro. É fundamental manter essas forças pessoais ativas através de pensamentos e atitudes intencionais que promovam uma mudança na maneira de interpretar a realidade e conquistar a melhoria na qualidade de vida. Tais habilidades podem ser aprendidas e quanto mais cedo isso ocorre o sentimento de bem-estar psicológico é vivenciado de forma mais natural.

Para desenvolver essa “família” de forças (esperança responsabilidade e o otimismo), é necessário compreender que os eventos, sejam eles negativos ou positivos, são passageiros, específicos e externos. A vida possui movimento, não é estática, as situações não duram para sempre e estão em constante transformação. É preciso aceitar que nem tudo estará sob nosso controle e por isso precisamos aprender a regular nossas emoções para esse enfrentamento, nos responsabilizando por nosso bem-estar.

Desejo que vocês assumam atitudes intencionais positivas e construam uma visão mais otimista da vida, encarando a realidade atual com sabedoria, responsabilidade e esperança de dias melhores.

Janine Gaia Rangel
Psicóloga Clínica 05/34041
Arteterapeuta em Educação e Saúde
Facilitadora Licenciada no Programa de Educação Emocional Positiva
Pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental

Fonte de pesquisa:

Educação Emocional Positiva: saber lidar com as emoções é uma importante lição – Miriam Rodrigues – Nova Hamburgo; Sinopsys, 2015

Leia também: A importância da gratidão no enfrentamento das adversidades

banner