O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) confirmou a previsão de conclusão das obras da Ponte da Integração para o final de junho. O órgão informou que os 34 vãos da estrutura já foram concluídos. Os detalhes finais se concentram nos acessos da ponte que liga os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense.  A expectativa era que a obra fosse concluída em dezembro, depois de não cumprida a promessa era para maio e não aconteceu. Agora, no próximo mês.

De acordo com o projeto, a Ponte da Integração tem 16,2 metros de largura e 35 pilares, sendo 17 no trecho sobre o rio Paraíba do Sul, 14 em São João da Barra e quatro em São Francisco do Itabapoana, na RJ 194, na localidade Campo Novo.

O projeto da nova ponte vai ter 1,3 quilômetros de extensão e 16,2 metros de largura. A obra foi orçada em R$ 124.113.316,08 e a previsão inicial para conclusão foi de 360 dias corridos. A intenção é encurtar o caminho entre os municípios em aproximadamente 100 quilômetros. Os pilares da nova obra estão sendo construídos no entroncamento da BR 356, próximo ao trevo que dá acesso ao Superporto do Açu.

Há mais de 35 anos, os dois municípios aguardam pela conclusão da ponte, que será ainda uma alternativa de tráfego à BR 101, a partir da integração do novo anel rodoviário à Rodovia do Sol, no Sul do Espírito Santo, por meio da RJ 194. A ideia de se construir uma ligação entre as regiões sul e norte do rio Paraíba do Sul surgiu durante o governo militar. As obras começaram na década de 80, mas foram interrompidas assim que os 18 pilares foram colocados.

À época em que a ponte começou a ser construída, os dois lados do rio Paraíba do Sul pertenciam a São João da Barra.

Atualmente, o acesso entre os dois municípios só é feito de barco ou pela estrada, dando a volta por Campos até a BR 101 (Campos-Vitória), seguindo por Travessão. São Francisco, no lado norte, virou município em 1996, quando chegou a ser iniciado um movimento pela retomada das obras, que acabou não surtindo efeito.