Notícia de que o Ministério Público de São Paulo denunciou o ex-presidente no caso do triplex faz dólar cair e bolsa subir nesta quinta-feira
O dólar começou a quinta-feira em queda ante o real, enquanto a Bovespa opera em alta, com investidores reagindo à notícia de que o Ministério Público de São Paulo denunciou na quarta criminalmente o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e sua mulher, Marisa Letícia, no caso do tríplex no Guarujá. O MP sustenta que Lula cometeu crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e estelionato.
A percepção do mercado é de que a denúncia agrava mais a crise política para o Planalto. Na mínima, o dólar caiu a 3,643 na mínima desta quinta-feira, renovando a mínima intra dia desde 1º de setembro de 2015 (3,6192 reais).
Perto das 10h30, o dólar à vista recuava 0,83%, a 3,666 reais. Enquanto isso, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, subia 1,51%, aos 49.399 pontos.
Na quarta-feira, o dólar fechou em queda de 1,12%, a 3,697 reais, retornando ao patamar de novembro do ano passado.
O movimento nos mercados reflete o otimismo sobre a crescente percepção de que os escândalos de corrupção da Operação Lava Jato estariam elevando a chance de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.
Fonte: Agência Brasil